31/12/2017

RETROSPECTIVA 2017: Crise política dominou o país e tragédias chocaram o mundo

Por #Santaportal em 31/12/2017 às 21:29

MUNDO – Nessa mesma data no ano passado, certamente, imaginávamos que 2017 traria algumas surpresas. Mas ninguém poderia imaginar que tantos fatos extremos poderiam ocorrer no Brasil e no Mundo.O ano de 2017 foi ainda mais plural. Pessoas de todo o mundo precisaram reunir forças para seguir em frente em razão das diferentes eventualidades como as guerras que aterrorizaram o mundo, a fúria da natureza que trouxe tempestades incontroláveis e arrasaram as Américas, as batalhas de poderes e uma avalanche de novas denúncias contra corrupção que marcou não só o cenário político como o cotidiano da população brasileira. Além de denúncias de assédio em Hollywood entre as próprias celeridades.

VEJA TAMBÉM: RETROSPECTIVA 2017: Santaportal relembra os fatos mais marcantes que aconteceram na Baixada Santista.

No entanto, a tecnologia revelou inúmeras novidades eficientes para o desenvolvimento humano, a solidariedade esteve mais presente no dia a dia e todos os percalços vividos serviram como uma grande escola da vida. Confira os principais fatos mundiais noticiados pelo #Santaportal durante 2017.

JANEIRO
Nomeado para ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki morreu, aos 68 anos, em um acidente aéreo . Teori foi o ministro responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na Corte, tratando dos processos dos investigados com foro privilegiado. A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki, em uma rede social.

Um dia antes, Teori Zavascki tinha interrompido o recesso para determinar as primeiras diligências nas petições que tratam da homologação dos acordos de delação de executivos da empreiteira Odebrecht na Operação Lava Jato. A sua cadeira na Suprema Corte foi ocupada pelo então ministro da Justiça do governo Michel Temer, Alexandre de Moraes.

No última dia do mês, um avião pausou no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão de manhã. Nele estava o empresário Eike Batista que foi preso por agentes de Polícia Federal logo após desembarcar. Eike é suspeito de lavagem de dinheiro em um esquena de corrupção que atinge o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, também preso.

FEVEREIRO
A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva morreu morreu após sofrer um AVC. Ela chegou a ficar internada por vários dias, porém como ela não tinha mais fluxo cerebral e respirava com ajuda de aparelhos, a sua morte foi decretada dias depois no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

MARÇO
Uma pessoa morreu e 14 ficaram feridas em uma casa noturna de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos durante a madrugada. Os autores do tiroteio, fugiram correndo da boate.

Ao longo das investigações que culminaram na Operação Carne Fraca, a Polícia Federal descobriu que os frigoríficos envolvidos no esquema criminoso “maquiavam” carnes vencidas com ácido ascórbico e as reembalavam para conseguir vendê-las. As empresas, então, subornavam fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que autorizassem a comercialização do produto sem a devida fiscalização. Ao todo, 33 servidores do órgão foram afastados.

ABRIL
No início de abril aconteceu uma tragédia natural na cidade de Mocoa, na Colômbia . As autoridades informaram na época que havia subido para 314 o número de mortos vítimas dos deslizamentos e das enchentes.

Dois dias antes de o mês acabar, o cantor e compositor Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido como Belchior, morreu aos 70 anos, no Rio Grande do Sul . Um dos ícones da MPB, Belchior, natural de Sobral, no Ceará, é autor de sucessos como “Medo de Avião”, “Apenas um Rapaz Latino-Americano” e “Como Nossos Pais”.

MAIO
Outra morte sentida no universo cultural foi ado ator Nelson Xavier, que morreu em Uberlândia, MG . Ele estava com 75 anos.

Também no Brasil, o ministro Edson Fachin do STF determinou o afastamento das funções do senador Aécio Neves (PSDB-MG) após o escândalo revelado por delatores da empresa JBS. A irmã e assessora do senador Aécio Neves (PSDB-MG), a jornalista Andréa Neves, foi presa por agentes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Além de Aécio, o deputado Rocha Loures (PMDB-PR) também foi afastado. Ele foi flagrado pegando uma mala de propina de delator da empresa frigorífica.

Mas o cenário político brasileiro entrou em chamas mesmo por causa das acusações do dono da JBS, Joesley Batista, contra o presidente Michel Temer. Os áudios liberados pela Justiça e repercutidos pela mídia brasileira geraram uma grande crise política para o governo. Apesar disso, Temer negou a possibilidade de renunciar ao cargo em razão das acusações de Joesley.

JUNHO
Outro luto no mundo artístico aconteceu com a morte do ator norte-americano Adam West, aos 88 anos. Ele ficou mundialmente famoso por interpretar o “Batman” dos anos 60 morre .

Por outro lado, no cenário brasileiro, após quatro dias de julgamento, a maioria dos ministros do TSE votou contra a cassação da chapa Dilma-Temer , vencedora das eleições de 2014, pelas acusações de abuso de poder político e econômico. Mas, alguns dias mais tarde, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o presidente Michel Temer ao Supremo Tribunal Federal pelo crime de corrupção passiva. A acusaçãoteve como baseas investigações iniciadas a partir do acordo de delação premiada da JBS.

JULHO
O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, condenou em julho o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação é relativa ao processo que investigou a compra e a reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. A sentença prevê que Lula poderá recorrer da decisão em liberdade. Na decisão, Moro afirma que as reformas executadas no apartamento pela empresa OAS provam que o imóvel era destinado ao ex-presidente.

Em outro mês de votação, desta vez, o plenário do Senado aprovou o texto principal do projeto que trata da Reforma Trabalhista , por 50 votos favoráveis e 26 contrários, além de 1 abstenção. A proposta alterou mais de 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permitindo, dentre as mudanças, que o acordado entre patrões e empregados prevaleça sobre o legislado nas negociações trabalhistas.

Também foi aprovado o registro do nome social no CPF para transexuais e travestis . A oportunidade de ter seu nome social incluído terá uma única exigência: para que isto aconteça é necessário comparecer em uma unidade de atendimento da Receita Federal e pedir a inclusão.

O segundo semestre do ano teve início com uma triste notícia. O norte-americano Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park, foi encontrado morto em uma residência em Palos Verdes Estates, na Califórnia.

AGOSTO
Sem boas informações, esse agosto pode ser considerado o mês do luto. Primeiro, o cantor, compositor e músico Luiz Melodia, morreu aos 66 anos no Rio de Janeiro . O artista carioca lutava contra um câncer que atacou a medula óssea. Depois, o humorista Paulo Silvino faleceu aos 78 anos, também no Rio de Janeiro e com câncer , porém em seu caso, no estômago. Em seguida, morreu aos 91 anos de idade, o ator e cineasta norte-americano Jerry Lewis , uma das maiores lendas da comédia mundial.

E ainda entre os 31 dias de agosto, aconteceu um atentado na Espanha , que deixou 14 vítimas e mais de 100 feridos de 34 nacionalidades diferentes.Além disso, o Harvey deixou rastro de destruição ao ser o maior furação a atingir os Estados Unidos em 12 anos .

No entanto, este mês reservou uma grande surpresa no mercado do futebol. O Paris Saint-Germain (França) conseguiu a contratação do atacante Neymar. O craque assinou contrato de cinco anos com os parisienses, que gastaram 222 milhões de euros (R$ 820 milhões) para tirá-lo do Barcelona (Espanha), valor que o torna o jogador revelado no Santos como o mais caro da história do futebol mundial.

SETEMBRO
Logo no começo de setembro, o ex-ministro Geddel Vieira Lima voltou a ser preso , em Salvador, três dias após a Polícia Federal encontrar mais de R$ 51 milhões, atribuídos a ele, em um apartamento. Duas viaturas da PF estiveram no condomínio residencial onde Geddel cumpria prisão domiciliar. Mais tarde, o diretor-presidente da JBS, Wesley Batista e oex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) foram presos, no mesmo dia.

Porém, no mesmo mês, perdemos duas personalidades importantes no Brasil: A atriz Rogéria, de 74 anos, morreu após ficar internada em um hospital na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com infecção urinária. No jornalismo, Marcelo Rezende, da TV Record, nos deixou aos 65 anos . Ele lutava contra um câncer no pâncreas desde maio deste ano e morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

OUTUBRO
No quinto dia do mês, a PF prendeu o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Artur Nuzman por suspeita de fraude na escolha do Rio para sediar as Olimpíadas. O dirigente foi preso em casa, na zona sul do Rio.Após 15 dias preso, Nuzman deixou a prisão no Rio de Janeiro em razão do habeas corpus atribuído pelo Superior Tribunal de Justiça, que determinou a sua ida para o regime de prisão domiciliar.

Outubro também foi marcado com uma crueldade. Em Minas Gerais, uma creche pegou fogo e deixou pelo menos oito mortos, sendo seis crianças . O incêndio foi provocado intencionalmente pelo segurança de uma creche. A tragédia causou comoção mundial,entenda o caso aqui.

Também em outubro, o português Cristiano Ronaldo foi eleito pela quinta vez o melhor jogador do mundo. Na eleição, o craque do Real Madrid (Espanha) superou Messi e Neymar.

Ainda em outubro, o presidente Michel Temer viu a Câmara dos Deputados barrar a segunda denúncia apresentada por Janot contra ele. Na ocasião, Temer era acusado de liderar uma organização criminosa desde maio de 2016 até 2017. De acordo com a denúncia, o presidente e outros membros do PMDB teriam praticado ações ilícitas em troca de propina, por meio da utilização de diversos órgãos públicos.

NOVEMBRO
Um incêndio de grandes proporções queimou um galpão de gravação da Rede Globo , na sede do Projac, em Jacarepaguá. Devido ao material de fácil combustão, as chamas se alastraram rapidamente. Contudo, quem estava por perto conseguiu sair e não houveram feridos.

O mundo ficou um pouco mais sem-graça, quando morreu a atriz carioca Márcia Cabrita, aos 53 anos . Comediante de grande talento, que conquistou o amor do público com a personagem Neide Aparecida, de “Sai de baixo”, Márcia vinha lutando contra um câncer no ovário, diagnosticado em 2010. Ela estava internada há dez dias, no hospital Quinta D’Or, na Zona Norte do Rio, mas faleceu em decorrência do agravamento da doença.

O primeiro vocalista do Faith No More, Chuck Mosley morreu na aos 57 anos de idade. De acordo com a família do cantor, ele teve problemas relacionados à ‘doença do vício’.

Com uma campanha arrasadora, dando poucas chances para os rivais, o Corinthians garantiu o título brasileiro deste ano ao derrotar o Fluminense, na Arena de Itaquera, na capital paulista.

Já no fim do mês, o Grêmio faturou pela terceira vez a Copa Libertadores da América. O time gaúcho derrotou o Lánus (Argentina), em pleno Estádio La Fortaleza, e se igualou a Santos e São Paulo na galeria dos brasileiros que mais levantaram o troféu da Libertadores.

DEZEMBRO
O grupo Walt Disney anunciou a compra da maior parte das ações da 21st Century Fox por US$ 52,4 bilhões , desmembrando assim o “império midiático” de Rupert Murdoch. A transação “inclui a 21st Century Fox’s Films e os estúdios de televisão, canais de entretenimento a cabo e negócios internacionais de TV”.

Um incêndio que atingiu o estado norte-americano da Califórnia chegou a Los Angeles. As chamas precisaram evacuar 150 mil pessoas da região.

Já no Brasil, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios negou, provisoriamente, o pedido da defesa do ex-prefeito da capital paulista Paulo Maluf (PP-SP) para que ele cumpra prisão domiciliar. Com a decisão, Maluf, de 86 anos, vai passar o Natal no Centro de Detenção Provisória (CDP), que fica no Complexo da Papuda, em Brasília.

William Waack foi demitido . O jornalista não faz mais parte do quadro de funcionários da Rede Globo. A decisão foi comunicada pela emissora carioca. Waack estava afastado da Globo desde o dia 8 de novembro, em virtude de um vídeo que começou a circular nas redes sociais, no qual ele fazia comentários racistas. Segundo a emissora, a decisão foi em comum acordo entre as partes.

Outra artista que vai deixar saudades na telinha é a atriz Eva Todor, que morreu aos 98 anos , em sua casa no Rio de Janeiro. A causa da morte foi pneumonia.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.