Retirada de árvores para VLT causa transtornos a comerciantes em Santos

Por Bárbara Silva em 21/08/2021 às 16:01

Comerciantes da rua Luiz de Camões, na Encruzilhada, em Santos, estão enfrentando transtornos com a derrubada de árvores para a construção da passagem do VLT. Um deles, Mauro Max, relata que na manhã desta quinta-feira (19), cones “apareceram” na porta de seu estabelecimento, e nesta tarde, começou a extração das árvores.

“O problema não é simplesmente tirar as árvores,” explica, “mas fazer isso sem um comunicado com o comércio local”. E complementa: “Não seria possível avisar com pelo menos três dias de antecedência que vão realizar a extração?”.

Max, que possui uma loja de forros e divisórias, e mais dois comerciantes, tiveram a entrada do estabelecimento restringida, impedindo assim a entrada dos clientes. A dona de um estabelecimento vizinho, relata, abaixou as portas e foi para casa.

De acordo com Max, “aqui na minha porta, são três arvores […] Amanhã a poda continua, e outros comércios serão prejudicados”. Na rua, conta, há uma loja de móveis, um salão de beleza – que, às sextas-feiras, costuma lotar -, uma loja de massas, outra de materiais para construção, entre outros.

“Ninguém aqui é contra o progresso, o VLT. Também vou desfrutar. Mas vir, fechar e pronto… isso não funciona para ninguém”.

Posicionamento da EMTU sobre a retirada de árvores

Em nota, a EMTU informou que a retirada das árvores da rua Luiz de Camões para as obras do trecho Conselheiro Nébias – Valongo do VLT, assim como o replantio, foram autorizados pela Cetesb conforme Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) nº 0000046771/2020, datada de 15/09/2020.

De acordo com a EMTU, as informações prestadas à comunidade sobre o corte das árvores são de responsabilidade da empresa contratada para realizar as obras. “A EMTU cobra da construtora o cumprimento das normas de comunicação com a comunidade, podendo sofrer advertências e sanções contratuais no caso de descumprimento”.

O segundo trecho do VLT conta com investimento de R$ 218 milhões do Governo do Estado. Aliás, a previsão é que comece operar ainda em 2022. Com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia, ligará a Linha 1 Barreiros – Porto  (a partir da estação Conselheiro Nébias) até a região central de Santos. Serão oito quilômetros de extensão e sete trens, com 14 estações nas proximidades de locais de interesse público como Mercado Municipal, Poupatempo e Terminal Valongo.

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