04/07/2023

Representantes se reúnem para discutir saúde e direitos dos afegãos em PG

Por Santa Portal em 04/07/2023 às 06:00

Isaac Amorim/MJSP
Isaac Amorim/MJSP

Representantes federais, estaduais e municipais se reuniram, na última segunda-feira (3), para discutir temas importantes como a saúde e os direitos dos refugiados afegãos em Praia Grande

O primeiro assunto debatido entre els foi no quesito saúde. O subsecretário de Planejamento da secretaria de Saúde Pública de Praia Grande falou sobre ações que serão tomadas e os direitos que os refugiados terão. 

“Na reunião que tivemos hoje pela manhã, tivemos todos os entes federativos no que diz respeito à assistência de saúde desse país. Representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria estadual de Saúde, da secretaria municipal de Saúde. Com o objetivo de traçar um planejamento estratégico e organização da rede de serviços para atendimento desse público”, diz. 

O subsecretário falou ainda que os refugiados serão acompanhados e monitorados na questão da saúde deles, além de serem alertados em relação a importância da vacinação.   

“O reconhecimento dessas pessoas será feito através de cadastros. Assim vamos conseguir, a partir deste diagnóstico institucional, acompanhar mais de perto a situação”, explica. 

Paulo Illes, coordenador-geral de Política Migratória do Ministério da Justiça garantiu que serão feitos mutirões relacionados à questão dental e tudo o que é situação de saúde e direitos civis. E disse que todos os refugiados estão bem. 

“Eles estão bem. Todos estão com as vacinas em dia, conforme a idade de cada um. Todas as vacinas já foram aplicadas”, afirma. 

O coordenador disse ainda que todos os refugiados têm os mesmos direitos que qualquer cidadão brasileiro, garantido pela constituição e que será organizado um mutirão na quinta e na sexta-feira para cadastrar as pessoas no sistema da Polícia Federal para que todos façam autorização de residência.

“Tratamos da parte documental e do acesso à direitos. A constituição brasileira garante todos os direitos iguais, todos os direitos civis”, explica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.