05/04/2015

Reforço reduz fogo nos tanques de combustíveis na Alemoa, em Santos

Por #Santaportal em 05/04/2015 às 19:18

SANTOS – Após intenso trabalho das equipes que combatem o fogo em tanques de combustíveis na Alemoa, em Santos, que já entrará para o quinto dia, mais um tonel foi totalmente apagado. A informação foi dada no domingo (5) pelo Gabinete de Integração instalado na Prefeitura de Santos com representantes do município, do Governo do Estado, da empresa Ultracargo e da Companhia Docas do Estado de São Paulo. O incêndio começou na manhã de quinta-feira (2).

De acordo com o coronel Marco Aurélio Alves Pinto, nestas 24 horas, o incêndio em um cilindro de gasolina foi extinto, restando para o combate, neste momento, o fogo que atinge um cilindro com álcool anidro e outros dois cilindros com gasolina. Desde sábado (4), a Ultracargo está remanejando o material de maior risco para tanques isolados dentro do complexo. Os tanques esvaziados receberam água para, de forma preventiva, formarem um isolamento com os tanques em chamas.

No decorrer de domingo, estão chegando a Santos novos equipamentos para combater o incêndio. Está prevista a chegada de dois caminhões autobombas da Petrobras, com maior pressão e capacidade de água para auxiliarem no combate às chamas. Estão em operação outros três caminhões que chegaram ontem, oferecidos pelas empresas Basf, Petrobras e Braskem. Cada viatura trabalha de 12 a 15 horas por vez, em esquema de revezamento. A Petrobras enviou ainda três rebocadores à Cidade.

A Ultracargo importou ainda um produto chamado cold fire, que chegará a Santos nas próximas horas. Misturado à água, será aplicado diretamente no tanque de álcool anidro, podendo antecipar o combate do fogo neste cilindro, previsto para ocorrer até amanhã. Os tanques que ainda estão em chamas contêm gasolina. O coronel Marco Aurélio salienta que “está descartada a possibilidade de evacuação”.

Em nota, a Ultracargo informou que o incêndio em parte de seu terminal em Santos foi reduzido após a chegada de novos equipamentos e materiais desde a noite de sábado, cedidos por empresas parceiras e participantes do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). A entrada em operação de reforços é decorrente de estratégia acertada no início da noite de sábado durante reunião do Comitê de Integração instalado para gerenciar o incidente. O Comitê, sob coordenação do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Santos, conta ainda com a participação da Ultracargo, da Companhia Docas do Estado de São Paulo e da Petrobras.

As recentes ações coordenadas pelos bombeiros levaram a expressivos avanços nas operações de combate, o que deixa a companhia otimista quanto ao desfecho da operação.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.