Em um mês, houve redução de 50% no número de mortes por covid, diz prefeito de Santos

Por Santa Portal em 02/12/2021 às 20:30

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), afirmou que, em um mês, houve redução de 50% no número de mortes por covid-19 na Cidade. De acordo com ele, isso ocorre devido a uma “colheita de frutos” de ações de prevenção e segurança adotadas pela população. A informação foi confirmada ao Bom Dia Cidades, da Santa Cecília TV.

Na ocasião, ele fez um balanço sobre o primeiro ano de gestão e avaliou a posição adotada pela administração municipal diante da pandemia, novas cepas e vacinação.

Se o senhor pudesse definir em uma palavra seu primeiro ano de mandato, qual seria?

Intensidade, porque é um momento único da história da humanidade. Nenhum de nós esperava passar pelo que estamos passando, com idas e vindas da pandemia. Todos nós fomos intensos nos sentimentos, decisões… A população foi intensa, acreditou na vacina.

Santos foi uma das cidades que mais vacinou no Brasil. É um orgulho ser santista.

A queima de fogos no Réveillon este ano já foi cancelada. O que pode falar sobre o fim de ano na Cidade?

Santos foi uma das primeiras cidades a se pronunciar sobre a queima de fogos na praia. Mais de um milhão e meio de pessoas em uma faixa de areia, sem controle de quem está vacinado ou não. A população santista vacinou, mas atrai muito turista.

Já nos pronunciamos há dois meses. Somos firmes na decisão. É momento da reabertura e não podemos por tudo a perder por conta de 30 minutos.

Já temos algumas barreiras em relação a turismo de um dia, principalmente. Faremos campanhas de orientação e a cada liberação, temos que fiscalizar ainda mais. A máscara tem sido fundamental, assim como a vacina.

Só no último mês, tivemos redução em 50% no número de mortes. É momento de colher resultados e vamos seguir as determinações do governo de Estado de São Paulo.

Como a prefeitura está se programando para, de repente, uma nova onda em virtude da nova cepa?

Estamos com o monitoramento constante. Passamos pela onda da Delta, que apesar de ser predominante na Baixada Santista, chegou quando a situação estava controlada.

Precisamos lembrar que Santos foi uma das primeiras cidades a atingir 90% da população adulta vacinada. Então a imunização já estava a todo vapor. Não sabemos ainda muitas informações sobre a Ômicron, no entanto, as pesquisas em breve darão mais respostas sobre a eficiência do imunizante.

O controle é feito pela Vigilância Sanitária e estamos observando a situação mundial em relação a variante. Por enquanto, não é momento de desespero, apenas de atenção e respeitando os protocolos de segurança.

O senhor é presidente do Condesb. Ficou a cargo de cada município definir as ações de Réveillon, Carnaval e ações sobre a covid-19?

Exatamente. Nós tivemos a posição do Lockdown de maneira metropolitana. A queima de fogos depende da característica de cada cidade. Carnaval, a mesma coisa. A festa será realizada de maneira diferente em cada município.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.