28/12/2022

‘Recém-inaugurado’, mural de Eduardo Kobra já é atração turística e vira selo em San Marino

Por Santa Portal em 28/12/2022 às 16:50

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Situado em Faetano, com vista para o Monte Titano e suas famosas Três Torres, o mural já se tornou uma atração cultural e turística da região. E pela primeira vez na trajetória de quatro décadas do artista urbano sua obra foi eternizada em forma de selos.

Pela primeira vez uma obra do conceituado artista urbano brasileiro Eduardo Kobra foi eternizada em forma de selo. Realizado em San Marino, o impressionante mural de 1.300 metros quadrados conta a história e a lenda do país e do Monte Titano, ponto mais alto de San Marino, nos Apeninos, com 749 metros de altitude. O painel foi iluminado e uma passarela construída no local para que as pessoas possam ver de perto a obra situada em Faetano, na fachada da fábrica do grupo SIT, com a vista do Monte Titano ao fundo e as famosas Três Torres. Belíssimo, o mural já se tornou uma atração cultural e turística da região.


A história da pintura de Kobra em San Marino começou há seis anos, em Ravena, na Itália, quando o muralista pintou uma obra sobre Dante Aleghieri. De acordo com a presidente do SIT Group, Neni Rossini, que convidou o artista, na época a empresa buscava uma nova linha gráfica para um estande na mais importante feira internacional de embalagens, a Interpack, em Düsseldorf, Alemanha. Ao entrar em contato com a obra do brasileiro, os diretores ficaram imediatamente “impressionados com a forma original e extravagante com que Kobra usa a cor e as formas para contar histórias e transmitir emoções”. Procuraram pelo artista, que criou seis telas dedicadas às mães do mundo.


Mas desde esse primeiro contato ficou evidente que o grande desejo de todos seria ter um mural de Kobra em San Marino. “Combinamos que entraríamos em contato”, lembra Neni. Meses depois, o muralista, que tem obras em mais 35 países, em cinco continentes, visistou San Marino. Kobra conheceu as paisagens, caminhou pelas ruas, visitou os museus e se mostrou instigado pela história e personagens do local. Ficou combinado que faria um mural e o tema seria a lenda do São Marino que chegou do mar.


Provavelmente a obra teria sido realizada há alguns anos, mas com a pandemia, os projetos foram adiados. Em dois anos, o artista brasileiro recusou ou cancelou cerca de 40 convites internacionais.


No segundo semestre deste ano, o mural finalmente começou a ser realizado por Kobra, acompanhado por cinco artista de sua equipe. Trabalharam em imensos andaimes construídos ao longo de toda a estrutura. “Gosto de pesquisar fotos, desenhos e pinturas em livros e museus, mas dessa vez não havia muitas imagens para que eu me baseasse e me inspirasse para a realização de um mural tão grande”, diz Kobra, acrescentando que é interessante que um dos menores países do mundo – com área de apenas 61,2 km² e população estimada em 34 mil habitantes – tenha agora um de seus maiores e mais detalhados murais. “Passei cerca de 40 dias no país. Foi aí que tive a ideia, algo completamente novo na minha trajetória, de procurar entre os habitantes pessoas que se adequavam ao que eu imaginava e que pudessem e aceitassem se vestir com roupas de época e serem retratados no mural”, revela.


Em pouco tempo o mural, inaugurado em meados de setembro, já é uma atração turística, tanto dos habitantes de San Marino quanto dos visitantes de outros países, especialmente da Itália. O mural de Kobra começa a ser incluído nos roteiros paisagísticos de San Marino, como acontece com as obras do artista no Brasil e nos Estados Unidos, especialmente em Nova York, onde ele tem 22 murais. Segundo informa o Turismo do país, nos meses de verão de 2023 serão organizados eventos especiais ligados ao mural e à história de San Marino.


O muralista brasiileiro de 47 anos conta que também é completamente novo em sua história de quatro décadas como artista utbano o fato de sua obra ter sido retratada em selos. “San Marino é reconhecido no mundo inteiro pela sua Arte Filatélica. É impressionante quando penso nos lugares para onde a arte me levou, nas possibilidades inusitadas e nas portas e conexões que aconteceram por conta do meu trabalho. Sinto-me lisongeado e privilegiado por ter sido convidado para pintar em um país medieval, considerado o estado nacional mais antigo do mundo, fundado em setembro de 301 e que tem um patrimônio histórico, cultural e artístico maravilhoso”, afirma o artista, que acrescenta:

“Até onde sei, nunca houve nada relacionando a Street Art à Arte Filatélica. Acho que é uma atitutde de inusitada e de vanguarda. Os selos de San Marino são importantes para colecionadores do mundo inteiro. Embora o conceito da arte urbana esteja mudando, ela ainda pode ser efêmera, com o passar dos anos ou de décadas. Mas o que o tempo apaga, os selos podem eternizar. Permanecem para a história. E as pessoas de todo o mundo agora podem ter esse fragmento do mural e da história de San Marino É uma conexão fantástica entre meu trabalho, San Marino e o Brasil; e também entre a tradição e a arte urbana, que é contemporânea”.


Neni Rossini também destaca que o “mural tem uma força incrível que une a moderna arte de rua à história milenar de San Marino”. Ela afirma: “é uma história única, que fascina o mundo há séculos. Estamos todos orgulhosos, já que o trabalho de Kobra, com suas as cores, formas e personagens, mostra bem parte da história, cultura e tradição do nosso país”.


Sobre os Selos


De acordo com o secretário de Estado do Turismo de San Marino, Pedini Amati, o trabalho foi um “exemplo de intervenção privada para colocar a beleza ao alcance de todos”. O selo da Divisão de Filatelia e Numismática de San Marino mostra a representação do beneditino São Marino, junto à Primeira Torre e à Estátua da Liberdade, detalhes retirados da obra criada pelo artista urbano Kobra, que é centrada na história do fundador da República e no nascimento da liberdade perpétua. “A emissão postal também celebra o Bicentenário da proclamação da Independência brasileira. Os laços bilaterais, as profundas relações diplomáticas que unem a República de San Marino à República Federativa do Brasil, são testemunhados desde 1830, quando o Grande e Conselho Geral concedeu a cidadania ao imperador Pedro I, justamente para destacar seu papel na evolução institucional de oito anos antes. Mas no Monte Titano recordam também o Estado interlocutor como destino das numerosas famílias que, ao final do século XIX, emigraram para o Brasil’, disse Amati. Ao total, foram feitas 20 mil unidades do selo. O preço é de € 5 (cinco euros) cada.

Sobre o artista


Eduardo Kobra tem 3.000 murais, em cerca de 35 países e em diversas cidades e estados brasileiros – como “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, “Oscar Niemeyer”, em São Paulo; “The Times They Are A-Changin” (sobre Bob Dylan), em Minneapolis; “Let me be Myself” (sobre Anne Frank), em Amsterdã; “A Bailarina” (Maya Plisetskaia), em Moscou; “Fight For Street Art” Basquiat e Andy Warhol), em Nova York; e “David”, nas montanhas de Carrara. Em todos os trabalhos, o artista busca democratizar a arte e transformar as ruas, avenidas, estradas e até montanhas em galerias a céu aberto. Dois desses murais entraram no Guinness Word Record como o “maior mural do mundo”. Primeiro “Etnias – Todos Somos Um”, no Rio de Janeiro, com cerca de 3.000 metros quadrados e, depois, o “Mural do Chocolate”, localizado na rodovia Castelo Branco, em Itapevi, em São Paulo, com 5.742 metros quadrados. Em 2018, pintou 20 murais nos Estados Unidos, 18 deles em Nova York.


Inquieto, estudioso e autodidata, também faz pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. Cada vez mais conhecido, Kobra fica, é claro, orgulhoso quando vê uma multidão que observa um de seus murais, mas costuma dizer que o que o comove de verdade é descobrir alguém que para no meio da correria da cidade para observar, mesmo que por um minuto, os detalhes dessa obra. Apesar dos murais monumentais, Eduardo Kobra faz sua arte para despertar a consciência e a sensibilidade de cada um de nós.


O muralista brasileiro encontra-se em um momento de intensa produção artística, após ter recusado ou cancelado 40 convites internacionais durante a pandemia, quando se dedicou quase que exclusivamente a murais relacionados à Saúde. O artista urbano terminou no dia 4 de novembro o primeiro mural, com 29 metros de comprimento por 5 metros de altura – cerca de 145m² – de um artista brasileiro no Walt Disney World Resort, como parte do Disney Springs Art Walk: A Canvas of Expression. A obra mostra crianças de sete lugares do planeta.


Ao final de setembro, inaugurou, com o apoio cultural da The House, um mural de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura (336 metros quadrados) em uma das fachadas da Organização das Nações Unidas, em Nova York. O mural “O Futuro é Agora!” (The Future is Now!) está situado na E 42nd St & 1St Ave. O mural surgiu em um período importantíssimo, já que de 20 a 26 de setembro aconteceu na ONU a Semana de Alto Nível da 77.ª Assembleia Geral, que recebeu representantes de 193 países, a maioria líderes mundiais, e foi acompanhada por jornalistas de todo o mundo.


Pouco antes, ao final de agosto, inaugurou uma obra no muro em frente à fachada do Museu da Imigração, no bairro da Mooca, zona Leste de São Paulo. Com 736 metros quadrados (5,8 m de altura por 127 m de extensão), “Janelas Abertas para o Mundo” mostra oito migrantes e refugiados, de diferentes origens, todos personagens reais retratados pelo artista urbano com as cores que caracterizam sua obra.


No início de novembro foi inaugurado na Escola Estadual Lasar Segall, na zona Sul de São Paulo, um mural de Kobra, com sete metros de comprimento por 12 de altura (84 metros quadrados), sobre o heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton. O piloto britânico, que é engajado em causas e projetos sociais, esteve presente a convite do Instituto Ayrton Senna, conversou com as crianças e assistiu à inauguração do mural. Na obra, Hamilton segura um capacete do seu ídolo, Senna. Visivelmente emocionado, Hamilton pediu uma lata de spray e assinou, cheio de estilo, seu nome no mural. “Espero que isso traga motivação e cor para os alunos daqui”, disse. Kobra criou também uma arte exclusiva e pintou um dos capacetes do piloto, que foi disponibilizado através de uma plataforma online e leiloado para colecionadores. A renda será revertida para o Instituto Senna.


Hamilton gostou de conhecer também o projeto Instituto Kobra e se ofereceu para contribuir através da venda de uma camisa exclusiva. Kobra desenvolveu uma arte para a camiseta, que ficou à venda online até o final do GP de São Paulo. De acordo com o piloto, toda a renda será revertida para o Instituto Kobra, que busca transformar a vida dos jovens através da arte. “Quando eu soube que o muralista brasileiro, de renome mundial, Kobra, estava me incluindo em uma de suas obras, no Brasil, fiquei honrado. Para mostrar minha gratidão, estou fazendo algo especial, exclusivamente para meus apoiadores e amigos brasileiros”, afirmou.

Obras com a temática da Pandemia e da Saúde


Em 2021, o artista urbano fez o mural “Seja Luz”, mais uma obra com o tema da pandemia do Covid-19. O mural de 30 m de altura por sete de largura fica na rua Oscar Freire, nos Jardins. Segundo o artista, que no mural pintou “O Pensador”, de Auguste Rodin (1840 a 1917), dentro de uma lâmpada, esse trágico momento de pandemia levou a humanidade a repensar valores. “Cada um precisa refletir sobre que tipo de entrega e atitude deve ter para ser luz na escuridão”, diz o muralista. “Acima de tudo é preciso ser luz na vida de alguém e fazer a diferença. É fundamental, mais que só ficar nas palavras e nas Redes Sociais, ouvir o outro, pensar no outro e fazer o bem”, afirmou.


Em maio do mesmo ano, Kobra lançou em São Paulo, na rua Henrique Schaumann, em frente à Igreja do Calvário, o mural “Coexistência – Memorial da Fé por todas as vítimas do Covid-19”, onde retrata crianças de cinco religiões – Islamismo, Budismo, Cristianismo, Judaísmo e Hinduísmo. A obra traz uma mensagem de fé e de esperança, ao mesmo tempo em que lembra as vítimas do Covid-19 e destaca a importância da Ciência, simbolizada pelo fundamental uso de máscaras.


Pouco antes, no início de fevereiro de 2021, na primeira ação do então recém-criado Instituto Kobra, que tem como base a premissa de que a arte é um instrumento de transformação, o artista paulistano transformou um cilindro de oxigênio, em desuso, de 1m30, em uma obra de arte, exemplar único, chamada “Respirar”. Kobra pintou o cilindro como se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro. “A mensagem central é a importância da vida. Que o sopro da minha arte ajude a levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos constantemente, manter o isolamento social e, claro, de preservar a natureza, que é um patrimônio de toda a humanidade”, disse.


A obra foi adquirida por 700 mil reais. Os recursos obtidos foram aplicados integralmente na construção de duas usinas de oxigênio no Amazonas. Na prática, isso significo 20 leitos de UTI’s beneficiados 24h por dia, numa ação perene, que ficaram como legado. Em um dia, a usina gera 480 horas de oxigênio. Em um mês, são 14.400 horas. “A título de comparação, um cilindro abastece um leito de UTI com oxigênio por até 10 horas. Ou seja, para fazer uma entrega equivalente à usina, seriam necessários mais de 1.400 cilindros por mês. Com 700 mil seria possível comprar 350 cilindros, o que equivaleria a 3.500 horas”, contou o muralista.


No final de fevereiro do mesmo ano, o muralista Kobra doou ao Instituto Butantan e à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dois painéis (um para cada instituição) de um metro e oitenta por um metro e oitenta, que fez meses antes, inspirado na esperança do desenvolvimento de vacinas para imunizar as pessoas contra o Covid-19.


Em 2022, Kobra presenteou o Hospital das Clínicas, em São Paulo, com o mural Metamorfoses, entregue em 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. O novo mural ocupa uma imensa parede que começa no Espaço de Convivência, no primeiro andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas de São Paulo (onde está situada a Hematologia e a Fundação Pró-Sangue, maior banco de sangue da América Latina, com 10 mil doadores por mês) e se estende até o 8º e último andar. Antes, em janeiro do mesmo ano, Kobra inaugurou no Hospital das Clínicas, à rua Dr. Eneias de Carvalho Aguiar, 255, mural “Ciência e Fé”. Na obra, com as cores que caracterizam boa parte de suas obras, mostra as mãos de um médico, com o jaleco e o estetoscópio, em posição de oração. “A obra mostra que Ciência e Fé caminham lado a lado. Cada uma nos fornece algo que não se pode obter a partir da outra. Acredito demais na Ciência e na Medicina e agradeço aos médicos, enfermeiros e demais profissionais da Saúde que colocam suas vidas à nossa disposição. Eu e a maioria dos brasileiros também colocamos nossa fé em ação e o coração em Deus, para que ele abençoe nossas vidas e as vidas das pessoas que amamos e também a Ciência, para que ela encontre a cura. Não existe essa contradição, que tentam criar, entre Ciência e Fé. Não há por que acreditar só em uma ou na outra”, afirmou.


Em outubro, Kobra fez seu primeiro mural em Niterói. Em uma parede de 100 metros quadrados da Clínica Oncomed Oncologia, o mural “Vitória” mostra uma mulher com o braço erguido, como quem festeja ter vencido a luta contra o câncer. “É uma clínica especializada em radioterapia. Antes de fazer o trabalho, acompanhei pessoas que fazem tratamento intensivo. É um ambiente de esperança e fé. Achei que essa era uma imagem impactante para motivar as pessoas a seguirem com a esperança na cura”, revela o muralista, que acrescenta: “na camisa dela podemos ver pequenos laços relacionados a muitos tipos de câncer e outras enfermidades difíceis, que também são cuidadas com dedicação e amor pela equipe que conheci na clínica, assim como médicos, enfermeiros e demais profissionais da Saúde ao redor do Brasil e do mundo”.

Mais sobre o mural The Future is Now!


Eduardo Kobra inaugurou em setembro deste ano um mural de 24 metros de comprimento por 14 metros de altura (336 metros quadrados) em uma das fachadas da Organização das Nações Unidas, em Nova York. O mural “O Futuro é Agora!” (The Future is Now!) está situado na E 42nd St & 1St Ave. O mural, que foi notícia em meios de comunicação dos cinco continentes, surgiu em um período importantíssimo, já que de 20 a 26 de setembro aconteceu na ONU a Semana de Alto Nível da 77.ª Assembleia Geral, a primeira totalmente presencial desde o início da epidemia do Covid-19. Sob o tema “Um Momento Divisor De Águas: Soluções Transformadoras Para Desafios Interligados”, representantes de 193 países, a maioria líderes mundiais, discutiram questões como a reconstrução pós-Covid, Guerra na Ucrânia, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.


Segundo Kobra, todos devem se perguntar como é que estamos cuidando do nosso planeta. “O futuro é agora! O futuro já começou e a responsabilidade é de todos nós. Foi por isso que coloquei no mural, que está situado em um local que recebe tantos líderes importantes, um brasileiro comum, que realiza essa ação de entregar o planeta a sua filha. É responsabilidade de todos cuidar da nossa casa, que é o Planeta Terra. E lá no epicentro, coloquei a América Latina, para reforçar a mensagem do cuidado que devemos ter em cuidar e preservar a nossa querida floresta amazônica.”

Instituto Kobra: a arte como instrumento de transformação social
Nascido em 2021, o Instituto Kobra, acredita na arte como instrumento de transformação social de crianças, adolescentes, jovens e mesmo adultos. Fundada e presidida pelo artista Eduardo Kobra, a instituição parte da própria biografia de seu criador para fundamentar a importância e o papel da cultura como agente transformador de vidas e realidades.


O Instituto Kobra promove ações, prioritariamente em comunidades periféricas, e leva manifestações artísticas — não só das artes plásticas e do grafite, mas também da música, do teatro e da literatura — àqueles que costumam ter menos acesso a museus e centros culturais.


Uma experiência embrionária foi o projeto Galeria Circular, em 2019. Transformado em galeria itinerante de arte, um ônibus adaptado percorreu 12 bairros da região metropolitana de São Paulo apresentando 14 obras de Kobra que estiveram ou ainda estão expostas em diversos locais pelo mundo. O artista idealizou e participou de todos os dias do projeto.


O Instituto Kobra surgiu também para funcionar como um espaço para promoção de causas por meio da arte — principalmente aquelas que fazem parte dos princípios do muralista, como a defesa do meio ambiente, o discurso pacifista, a pauta antirracista, o respeito entre os povos e a luta pela liberdade.


Neste sentido, devido ao combate à pandemia do Covid-19, a primeira ação concreta da instituição foi usar sua arte para levar oxigênio para hospitais de Manaus. Kobra – como já destacado no tópico “Obras com a temática da Pandemia e da Saúde”, mas que repetimos aqui – transformou um cilindro de oxigênio, em desuso, de 1m30, em uma obra de arte, exemplar único, chamada “Respirar”. Pintou o cilindro como se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro. A obra foi adquirida por 700 mil reais. Os recursos obtidos com a venda da peça foram aplicados integralmente na construção de duas usinas de oxigênio no Amazonas. Na prática, isso significou 20 leitos de UTI’s beneficiados 24h por dia, numa ação perene, que ficaram como legado. Em um dia, a usina gera 480 horas de oxigênio. Em um mês, são 14.400 horas. “A título de comparação, um cilindro abastece um leito de UTI com oxigênio por até 10 horas. Ou seja, para fazer uma entrega equivalente à usina, seriam necessários mais de 1.400 cilindros por mês.”, contou o muralista.


Em outra ação, Kobra utilizou seu talento para uma campanha que ajudava famílias desassistidas, com situação de vulnerabilidade ainda mais agravada pela pandemia do covid-19. Após Kobra criar o painel Coexistência, onde mostrava crianças de cinco religiões – budismo, cristianismo, islamismo judaísmo e hinduísmo – em oração e vestindo máscaras, o Instituto Kobra sorteou uma serigrafia da obra entre as pessoas que fizeram doações. Com o valor arrecadado, R$ 450 mil, foram produzidos e distribuídos 20 mil kits com alimentos e produtos básicos de higiene.
Mas o Instituto Kobra não se resumirá a ações desse tipo. No projeto estão previstas a construção de uma sede e outras maneiras de promover a cultura, como palestras, oficinas e a realização de pinturas públicas.


Além do próprio Eduardo Kobra, a entidade viabilizará a presença de outros muralistas e grafiteiros, brasileiros e estrangeiros, que, por meio de intercâmbios culturais, irão levar sua arte, seu conhecimento e suas histórias de vida aos brasileiros.


A sensibilidade do muralista para o tema vem do berço. Kobra nasceu em 1975, no Jardim Martinica, Campo Limpo, bairro da zona sul paulistana. Da mesma maneira como a arte mudou sua vida, ele acredita que a cultura pode ser uma ferramenta de transformação social para muitos brasileiros, especialmente os jovens.

“Kobra Auto Retrato” – o filme


Foi lançando em novembro no Brasil e nos Estados Unidos, o documentário “Kobra – Auto Retrato” (84 minutos, colorido, 2022), longa da premiada diretora e roteirista Lina Chamie, com fotografia de Lauro Escorel e produção da Girafa Filmes. No filme, em uma noite de insônia, há cerca de 20 anos um tortuoso fato cotidiano, Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial como muralista. Os acontecimentos se desenrolam entre a realidade e o sonho. Nessa trajetória de vida, desde o grafite ilegal nas ruas de São Paulo até os grandes murais em mais de 30 países, Kobra, um artista singular que representa tantos outros em suas batalhas, passa a entender a arte de rua como voz política democrática e poderosa.


“São as portas que arte abre, as possibilidades que são infinitas, que somente Deus e o mundo da arte podem possibilitar. É mais uma vitória, dentro de algo completamente inusitado, que é ter a minha história contada por uma cineasta tão especial, por uma visão completamente única e artística. Sinto-me lisonjeado, até mesmo por ser um grande admirador do cinema, especialmente de filmes e documentários que falam sobre a história de muitos artistas, como Frida Kahlo, Jackson Pollock e Banksy, que concorreu ao Oscar. “Traços de uma vida”, sobre Jean-Michel Basquiat, inspirou-me demais. O filme feito pela Lina Chamie, que mostra toda minha trajetória até o período anterior à pandemia, é um novo e importante passo na minha história, porque é mais uma forma diferente do meu trabalho e mensagens chegarem às pessoas”, afirma Kobra.


Segundo o muralista, a produção do filme durou cerca de dois anos e as filmagens com ele cerca de 30 dias, não contínuos. “A Lina foi delicada na abordagem e na forma como contou a minha história. Eu já havia assistido a um dos seus filmes, ‘São Silvestre’, e ficado impactado com o seu olhar diferenciado com a forma como ela trata a imagem, o movimento e o som. Quando fui procurado para o filme, percebi que não se trataria só de ‘mais um filme’, já que suas produções são especiais, emocionais e sensoriais. Sempre tive a certeza de que a Lina era a pessoa certa para contar a minha história”, diz Kobra.

Sobre o SIT Group


O SIT Group é um grupo industrial que opera no setor das embalagens flexíveis e está vocacionado em particular para o mercado alimentar. Basicamente produz embalagens em que os alimentos são acondicionados e protegidos.
A empresa nasceu em 1971. A sede fica em San Marino, juntamente com a planta de produção da qual a empresa se originou, enquanto outras três unidades de produção estão localizadas na Itália (Pesaro, Pádua e Crema).


No que diz respeito às embalagens, a empresa tem uma sensibilidade elevada para a cor, que deve representar na perfeição o produto e a mensagem que os clientes pretendem trazer para o mercado. “Desde sempre nutrimos o fascínio pela arte e pelo que transmite mensagens através da utilização de formas e cores, bem como pela energia e abordagem excêntrica e original dos artistas. Temos, por isso, colaborado ao longo dos anos com artistas de várias nacionalidades e várias formas de arte (escultores emergentes, designers, estilistas e agora um artista de rua de renome internacional, o Kobra). Como diz um antigo provérbio, “se você tem dois tostões, compre um pedaço de pão com o primeiro e uma flor com o segundo: o pão te fará viver, a flor te dará uma razão para viver”, diz Neni Rossini.
Veja algumas das obras de Kobra no Brasil e no Exterior


Exterior:

1 – O Beijo, na High Line, em Nova York, EUA


2 – Arthur Rubinstein, em Lodz, na Polônia

3 – Artistas, em Wynwood, Miami, Flórida, EUA


4 – A Bailarina (Maya Plisetskaya), em Moscou, Rússia

5 – Malala, em Roma, Itália


6 – Olhar a Paz, em Los Angeles, Califórnia, EUA

7 – Sarasota Antiga, em Sarasota, Flórida, EUA


8 – Abraham Lincoln, em Lexington, Kentucky, EUA

9 – Fight for Street Art (releitura da cena clássica de Andy Warhol e Jean Michael Basquiat), em Williamsburg, Brooklyn, EUA


10 – Alfred Nobel, na cidade de Boras, Suécia

11 – MariArte, em San Miguel de Allende, México


12 – Ritmos do Brasil, em Tóquio, Japão


13 – O Beduíno, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos


14 – Mural ainda sem nome, Papeete, Taiti

15 – Bob Dylan, The Times They Are a-Changin. Minneapolis, Minnesota, EUA


16 – Hamlet, West Palm Beach, Florida, EUA


17 – Einstein vai à Praia, West Palm Beach, Flórida, EUA

18 – Give Peace a Chance, Wynwood, Miami, Flórida, EUA


19 – Stop Wars, Wynwood, Miami, Flórida, EUA

20 – The Fallen Angel (O Anjo Caído), Wynwood, Miami, Flórida, EUA


21 – Muddy Waters, Chicago, Illinois, EUA.

22 – Rio, Tóquio, Japão


23 – Bossa Nova (Vinícius de Moraes e Tom Jobim), Tóquio, Japão


24 – Armstrong (nome não definitivo), Cincinnati, Ohio, EUA

25 – Dante Alighieri, Ravenna, Itália


26 – Let me be myself, Amsterdã, Holanda

27 – Ziggy Stardust (sobre David Bowie), Jersey City, New Jersey, EUA.


28 – Sonho de um Menino, Dubai, Emirados Árabes Unidos.

29 – Mandela (sem nome definitivo), em Blantyre, Malawi


30 – Desmond Tutu (ainda sem nome definitivo), em Blantyre, Malawi

31 – Dalí, em Múrcia, Espanha


32 – Davi, em Carrara, Itália


33 – Cacique Raoni, em Lisboa, Portugal.


34 – Etnias – Todos Somos Um, em Sandefjord, Noruega.

35 – Locomotiva, em Londres, Reino Unido


36 – Família Monet (dois murais que conversam entre si), em Boulogne-sur-Mer, na França.


37 – Imagine, em Bristol, Inglaterra.


38 – Em 2018 o artista fez 20 murais nos EUA, 18 deles em Nova York

39 – Ayrton Senna, Ímola, Itália.


40 – O Futuro é Agora, Nova York, Estados Unidos.

41 – Elizabeth II Forever, Londres, Inglaterra


42 – Mural de Sam Marino, Faetano, San Marino.

Brasil


1 – Oscar Niemeyer, Praça Oswaldo Cruz, av. Paulista, em São Paulo, São Paulo


2 – A Arte do Gol (projeto Muro das Memórias), av. Hélio Pellegrino com av. Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo


3 – Belém Antigo, esquina da rua Castilhos França com a rua Portugal, em Belém, Pará

4 – Candango, no Complexo Bancário, em Brasília.


5 – Chico e Ariano, na avenida Pedroso de Morais, Pinheiros, em São Paulo, São Paulo.

6 – Novos Ventos, rodovia Cônego Domênico Rangoni, no trecho do sistema Anchieta-Imigrantes, que liga Cubatão a Guarujá, São Paulo.


7 – Mural da 23 de Maio (projeto Muro das Memórias), em São Paulo, São Paulo.

8 – Murais do Parque do Ibirapuera, ao lado do MAM, Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP.


9 – Pensador, Senac Tatuapé, em São Paulo, São Paulo.


10 – Muro das Memórias Caixa d’água, Senac Santo Amaro, em São Paulo, São Paulo.

11 – AltaMira (projeto Greenpincel), rua Maria Antônia, São Paulo, São Paulo.


12 – Muro das Memórias, Senac Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.


13 – Gonzagão, Recife, Pernambuco.

14 – Viver, Reviver e Ousar, Igreja do Calvário, em Pinheiros, São Paulo, São Paulo.


15 – Brasil!, muro da usina termelétrica de Macaé, Rio de Janeiro.


16 – Sem Rodeio (Projeto Greenpincel), av. Faria Lima, em São Paulo, São Paulo.


17 – Muro das Memórias Senac Tiradentes, av. Tiradentes, em São Paulo, São Paulo.

18 – Racionais MC’s, Capão Redondo, São Paulo, São Paulo


19 – Genial é Andar de Bike, Oscar Freire, São Paulo, São Paulo

20 – A Lenda do Brasil, rua da Consolação, São Paulo


21 – Etnias – Todos Somos Um, Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro, RJ

22 – Sobre Bike e mobilidade, rua Tavares Cabral, São Paulo, SP.


23 – Mural do Chocolate, km 35 da rod. Castelo Branco, em Itapevi, São Paulo;


24 – Escadão das Bailarinas, em Pinheiro, São Paulo, São Paulo

25 – Mario Quintana, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.


26 – Ayrton Senna – Superação, em Interlagos, São Paulo.

27 – Escola Professor Raul Brasil (sem nome definitivo), em Suzano, São Paulo.


28 – Coração Santista, em Santos, São Paulo.

29 – Olhares da Paz, no Boulevard WTC – Rua Arizona alt. do nº 1556, em São Paulo.


30 – A Mão de Deus, São Paulo, São Paulo


31 – A Linha da Vida, – km 44 da rod. Castelo Branco, São Paulo

32 – Escadateca, em Sorocaba, São Paulo.


33 – Coexistência – Memorial da Fé por todas as vítimas do Covid-19, São Paulo, SP.

34 – Seja Luz, em São Paulo, São Paulo.


35 – Ciência e Fé, em HC de São Paulo, São Paulo.

36 – Metamorfoses, HC de São Paulo, São Paulo.


37 – Janelas Abertas para o Mundo, em frente ao Museu da Imigração, em São Paulo, SP.

38 – Vitória, Niterói, Rio de Janeiro

Atualmente, 22 murais de Kobra podem ser visitados em Nova York*


Liberdade (Liberty)– 519 Broome Street;

Os Bravos de 9/11 (The Braves of 9/11) – 780 3rd Avenue; SoulPhia – 16 Clarkson Street;

Guerra é um Inferno (War is Hell) – 219 Bedford Avenue;

Preto ou Branco – Michael Jackson (Black or White) – 180 1st Avenue;

Vá por Aqui – D.M.C. (Way Run -D.M.C). – Corner of 12th Street and 191 Avenue A;

Genial é andar de Bicicleta (Genial is riding a bike) – 171 E 48th St, New York, NY;

Pare com as guerras (Stop Wars) – 391 West Street & Christopher Street;

Clube 27 (Club 27) – 36 Rivington Street; Cristo Redentor (Christ the Redeemer) – 833 Dekalb Avenue;

Monte Rushmore (Mount Rushmore) – 10th Avenue and 22nd Street; Ilha Ellis (Ellis Island) – 16 Clarkson Street;

Sonho Americano (American Dreamers) – 14 Watts Street; Frida Kahlo – 360 Prospect Place;

Nós Amamos Nova York – 212 8th Avenue; Tolerância – Madre Teresa & Mahatma Gandhi (Tolerance) – 130 10th Avenue, Manhattan;

Pare com as Armas (Stop Guns) – 231 Eldridge Street;

Roy Lichtenstein: Paz através da Liberdade (Peace Through Liberty) – 221 East 44th Street;

Lutando pela Arte de Rua (Fight for Street Art) – 167 N 9th St; WCT – 285 Fulton St; e Ziggy Stardust – 837 Jersey Ave;

O Futuro é Agora! (The Future is Now), E 42nd St & 1St Ave.


*Nos Estados Unidos, Kobra já pintou cerca de 50 murais.

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