Real Mocidade ajusta logística para ter homenageada Elba Ramalho no desfile
Por Rodrigo Cirilo em 23/01/2024 às 06:00
Com enredos religiosos nos últimos três carnavais, a Real Mocidade resolveu ‘mudar a chavinha’ neste ano para homenagear a cantora Elba Ramalho. No Grupo Especial, a escola do Marapé fechará a primeira noite de desfiles do Santos Carnaval 2024, em 2 de fevereiro, na Passarela do Samba Dráuzio Cruz.
“Precisávamos dar uma diversificada. O carnavalesco [Michael Smith] fez a proposta de um tema nordestino e a gente gostou. Então, fomos lapidando a ideia até chegar na Elba. Fizemos o contato e ela aceitou o enredo, gostou muito da escolha”, descreve o vice-presidente Fernando Urso.
Comprometida com o Carnaval de Recife, a presença da artista ainda é incerta. No entanto, a diretoria está fazendo o possível para tê-la em um dos destaques do desfile.
“É uma surpresa, né? Sabíamos desde o início que era complicado, mas estamos tentando uma logística ainda junto com o pessoal da Elba”, explica Urso.
As novidades não se restringiram a temática, a bateria da Real Mocidade, por exemplo, passou por uma ampla reformulação. Começando pelo novo nome e identidade visual, a antiga Nobres Guerreiros passa a se chamar Swing do Leão. Internamente, a direção também foi reformulada, com a escolha de Klayton Ferreira, prata da casa, para comandar os ritmistas.
Como o samba-enredo, Oxente, Real Mocidade Santista! Elba, a sua história se faz história. Ai que saudade d’ocê!, pede, a bateria terá passagem nordestina e instrumentos tradicionais, como o triângulo.
“Estamos vendo a possibilidade de ter um sanfoneiro também. Com certeza vai ter vários momentos do nosso samba, vindo da bateria ou da melodia da escola, com um toque do Nordeste”, antecipa.
Investimento e expectativas
Para colocar os 1,2 mil componentes, 13 alas e três alegorias na avenida, a Real Mocidade já ultrapassou o investimento de R$ 350 mil. O vice-presidente explica que o projeto foi crescendo durante a preparação, tomando uma proporção inesperada.
“O orçamento deu uma duplicada no mínimo. O diferencial da escola será o canto e as alegorias. Além de algumas surpresas que a gente não pode entregar”, conta. “Nossa expectativa é brigar lá em cima. Sabemos que é muito difícil, tem que fazer um carnaval muito perfeito, sem erro. Mas a gente está bem confiante ‘para estar nas cabeças’. Título já é uma outra questão, envolve muitos outros fatores”.
A agremiação ensaia às quartas e sextas, às 20h, na Rua Napoleão Laureano, 176, no Marapé. Urso convoca a comunidade para participar da reta final de preparação. “Acredite no nosso potencial, estamos trabalhando muito forte desde o ano passado. Não estamos medindo esforços para a escola vir forte, grande e bonita. Venha para fazermos juntos um grande desfile”.
Samba-enredo
Voa asa branca pra alumiar a passarela
Nessa ciranda da rosa vermelha
Eis a rainha, a flor mais bela
E no xaxado, ao som do sanfoneiro
Está de volta pro seu aconchego
Espalhando pelo chão de giz
Um xenhenhém que me faz feliz
Da Paraíba ao mundo inteiro
Eternizou tantas canções
Incendeia, arrastando multidões
Hoje tem festa do interior
Banho de cheiro, amor com café
E quando o tempo sacode a cabeleira
Carnaval é no arrasta-pé
O Nordeste é meu país
E a lua brilha mais bonita no sertão
Nessa aquarela eu só quero um xodó
Mulher rendeira acende o lampião
Ai que saudade d´ocê
Versando poemas de amor
Embaixadora, um rouxinol
Rara beleza da cor do sol
Venha soltar sua voz
Encantando a todos nós
Oi tum tum tum, bate coração
Sou real, não se avexe não
Puxa o fole e vem forrozear
Elba Ramalho no meu arraiá!
Compositores: Fernando Negrão, Gustavo Santos, Ademarzinho do Cavaco, Rafa Neves e Márcio Arcas
Carnaval 2024
O Santos Carnaval 2024 acontecerá nos dias 2 e 3 de fevereiro na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Padre Paulo, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo Grupo de Acesso. Na sequência é a vez das agremiações Unidos da Zona Noroeste, União Imperial, X-9 e Real Mocidade, como Grupo Especial.
Já no sábado, segundo dia de folia, a sequência será Imperatriz Alvinegra, Império da Vila e Dragões do Castelo pelo Grupo de Acesso. Depois, no Grupo Especial, desfilam Independência, Unidos dos Morros, Amazonense, Sangue Jovem e Brasil.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 28 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfile com comentaristas, ficando por dentro do que acontece na arquibancada, concentração e dispersão, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do Grupo Especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.
A transmissão do Carnaval de Santos pela Santa Cecília TV tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santos, Proplastik, Plano Santa Saúde, Capazzo Saúde & Bem Estar, Akai Cosméticos & Magazine, Leven e Casino Monte Serrat.