Projeto voluntário estimula coleta de resíduos em troca de surfe em praia de Santos

Por Santa Portal em 15/09/2023 às 11:00

Divulgação
Divulgação

O projeto Surf Limpeza, aliado a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD), realiza voluntariamente, de sexta a domingo, uma coleta de resíduos sólidos da praia do Boqueirão, em Santos. Com apoio do Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente, a iniciativa voluntária oferece 30 minutos de prática de surfe ou stand up paddle para os participantes.

Atendendo às medidas de segurança, os organizadores disponibilizam coletes salva-vidas e orientações básicas. Já os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável para participar das atividades.

Além da limpeza das praias, o Surf Limpeza visa a promoção da consciência ambiental através da arte. O micro lixo coletado é convertido em esculturas, que são encapsuladas em resina e moldadas em formas que homenageiam a vida marinha e os monumentos da região.

“Nós apoiamos o projeto por provocar um olhar diferente aos hábitos de consumo e seus descartes. A coleta em troca do surfe estimula a percepção da quantidade de pequenos fragmentos de lixo que ameaçam a vida marinha. Enquanto a arte comunica a economia circular através da transformação dos resíduos em peças decorativas”, explica o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.

Em média, o projeto reúne 40 participantes, que coletam 9 kg de resíduos por dia, incluindo macro e micro lixo. O idealizador do Surf Limpeza, Daniel Frank Thomas, revela que a fusão da arte, esporte e educação ambiental permite uma melhor abordagem na luta contra a poluição marinha.

“Uma iniciativa que promove uma integração harmoniosa entre as pessoas e o mar, destacando a importância de adotar práticas sustentáveis e responsáveis”, descreve o surfista, artista plástico e educador ambiental.

O projeto está incluso na programação de Santos para a Global Week #ACT4SDG’s, organizada pelo Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods). A mobilização terá ações promovidas por secretarias, autarquias, universidades, entidades do terceiro setor e iniciativas privadas da cidade até 30 de setembro.

Tendo como item primário o item 14 dos ODS, Vida na Água, o Surf Limpeza contribui integradamente em outros objetivos, como Saúde e Bem Estar, Consumo e Produção Responsáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima e Parcerias e Meios de Implementação, representados nas bandeiras 3, 12, 13 e 17 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para o diretor executivo da ACMD, Eduardo Vianna Jr., a divulgação das ações é de suma importância para a alteração gradativa do consumo e estilo de vida da sociedade. “É muito valioso apresentar esse processo de educação e consciência ambiental. O microplástico, por exemplo, já foi identificado no leite materno, na corrente sanguínea e até mesmo no coração humano.”, disse.

“A participação nesta mobilização mundial permite que o projeto intensifique suas ações e amplie sua influência, reafirmando nossa missão de promover a sustentabilidade e o bem-estar. Além disso, o engajamento ativo em iniciativas como essa facilita a cooperação e a colaboração com outras organizações e setores da sociedade”, conclui o coordenador de Educação Ambiental do Surf Limpeza, biólogo Vinícius Salgado.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.