Vilas Criativas de Santos chamam atenção de projeto nacional de inclusão

Por Santa Portal em 22/07/2021 às 07:47

Isabela Carrari
Isabela Carrari

As Vilas Criativas Mercado e da Beleza, na Vila Nova, onde a Prefeitura desenvolve programas de capacitação para pessoas em vulnerabilidade social chamaram a atenção da Central Única das Favelas (Cufa), organização brasileira que promove integração e inclusão social em regiões periféricas.

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente nacional da instituição, Preto Zezé, visitou as instalações santistas para conhecer uma das iniciativas que contribuíram para o título de Cidade Criativa ao Município, atribuído pela Unesco.
“É muito bom saber que a Prefeitura entende a importância de uma sociedade organizada, que faz com que a política pública chegue aos lugares em que, muitas vezes, o poder público não enxerga”, elogiou Preto Zezé.

Representantes da Cufa e da Prefeitura começaram a visita pelo prédio da Vila Criativa da Beleza, percorrendo os espaços de aulas e os ambientes de atendimento aos clientes. Na sequência, seguiram para a Vila Criativa do Mercado, onde conheceram a oficina de costura e a loja de suvenires da Cidade, “Criative-se”.

O prefeito Rogério Santos falou sobre desafios. “Santos é uma cidade de qualidade de vida elevada que precisa alcançar mais pessoas e a Prefeitura está atuando para criar cada vez mais oportunidades, principalmente por meio dessa ferramenta que é a economia criativa”, disse. O líder da Cufa recebeu esculturas em madeira dos monumentos O Peixe e o de Tomie Ohtake, ambas obras do artista Anderson Camargo, da Vila Criativa. 

Também participaram da visita o secretário de Desenvolvimento Social Carlos Mota e o presidente da Cufa da Baixada Santista, Deraldo da Silva.

Central Única das Favelas (Cufa)
A Cufa é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos, além de promover inclusão. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressar atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. A organização promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, atuando, além do Brasil, em países como Bolívia, Alemanha, Chile, Hungria, Itália e Estados Unidos.


loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.