Professores de Cubatão fazem mais um dia de greve nesta terça-feira
Por Santa Portal em 30/05/2023 às 06:00
Os educadores da rede municipal de Cubatão partem, nesta terça-feira (30), para o segundo dia de paralisação de 24 horas.
Em assembleia, a categoria decidiu parar mais uma vez como resposta ao não pagamento do Piso Nacional do Magistério para uma parte dos docentes (Professores de Educação Infantil 1) e a falta de regularização da jornada de trabalho de outra parcela de professores (Fundamental 2).
Na terça-feira passada (23), o Executivo conseguiu que a Câmara aprovasse uma proposta de reajuste de 10,31% que foi reprovada pela categoria em assembleia. Além de não recompor as perdas salariais dos profissionais da Educação, que já chegam a 17%, os outros 13 itens da pauta de reivindicações entregue em fevereiro foram negados por e-mail, sem sequer uma reunião formal dentro da Campanha Salarial.
O novo mote do movimento, “Temos 17 mil motivos para parar a Educação“, surgiu a a partir de uma declaração do secretário-adjunto de educação, Guilherme Amaral, de que os professores ganham até R$ 17 mil reais em Cubatão.
Os grevistas vão se concentrar novamente no Paço Municipal, a partir das 8h30. Os pais, mães e alunos estão sendo convidados a participar do movimento, que contará com atividades e oficinas para as crianças.
No fim do dia, às 17h30, uma assembleia será realizada em frente à Prefeitura para novas deliberações.
O Santa Portal entrou em contato com a Prefeitura de Cubatão e aguarda um posicionamento.