Professores da rede municipal de Cubatão fazem paralisação e pedem pagamento do piso
Por Santa Portal em 23/05/2023 às 16:00
Os professores da rede municipal de ensino de Cubatão entraram em greve nesta terça-fiera (23). A princípio, a paralisação deve durar 24 horas.
De acordo com o Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC), a greve está sendo realizada porque a Prefeitura enviou para a Câmara de Vereadores o projeto de reajuste, sem que houvesse nenhuma discussão do tema com os sindicatos.
A proposta da Administração Municipal fixa um aumento d 10,31% para todos os funcionários públicos, diretos e indiretos – o que inclui também os professores. O projeto, entretanto, ainda não foi votado pelos vereadores do município. A segunda discussão do assunto foi adiada para essa terça.
Dentre as reivindicações dos professores, está o aumento salarial de 15,15% para compensar as perdas da categoria ao longo dos últimos anos. Além disso, eles desejam o pagamento do abono de férias de 100% e um reajuste no valor dos vales refeição e alimentação.
O sindicato também destaca que professoras das creches de educação infantil I recebem um salário abaixo do piso mínimo que prevê a lei federal.
Prefeitura se manifesta
Por meio de nota, a Secretaria de Educação de Cubatão afirma que as escolas municipais estão abertas nessa terça-feira à disposição dos estudantes: não há orientação da Secretaria para dispensa dos alunos.
Sobre a greve, a Prefeitura de Cubatão entende que “a paralisação das aulas por 24 horas anunciada pelo Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão não é legítima porque, além de prejudicar alunos e sociedade, não possui sentido de ser, uma vez que há uma ação judicial com reivindicações da categoria em curso”.
A Administração Municipal, entretanto, diz que mantém-se aberta às negociações avaliando as reivindicações de forma administrativa. “Informa ainda que os professores que faltarem ao trabalho nessa terça não terão o dia abonado e que conta com a colaboração e bom senso de todos”, conclui a nota da Prefeitura.