25/02/2021

Professor de Jornalismo da Unisanta lança documentário na GloboNews

Por Marcela Ferreira/#Santaportal em 25/02/2021 às 07:10

DOCUMENTÁRIO – O professor de Jornalismo da Universidade Santa Cecília, Eduardo Rajabally, irá lançar, neste domingo (28), mais um filme de sua autoria. Além de professor, Rajabally também é documentarista, diretor de séries para TV e roteirista. A estreia de “Um Presente à Prova de Futuro” acontece no canal GloboNews, às 23h.

Filmado no Brasil e na Holanda, o documentário trata da Economia Circular, um modelo que atualmente é diretriz econômica e lei na Europa. O filme foi criado, dirigido e escrito por Eduardo em parceria com Sylvio Rocha, da produtora independente Tocha Filmes, que produz o longa em conjunto com a Globo Filmes.

O enredo traz uma explicação sobre o modelo econômico circular, mostrando que o conceito engloba o início e o fim dos bens de consumo, ao contrário do modelo linear, que traz a exploração, produção, consumo e descarte. O modelo linear é o existente no Brasil e em grande parte do mundo.

“O filme é justamente para as pessoas que não estão familiarizadas com o conceito de economia circular, porque é um conceito relativamente novo, dos últimos cinco ou dez anos para cá, vem se popularizando muito a partir da Holanda, da Inglaterra, desses países europeus onde essas ideias surgiram, e é tudo muito novo mesmo”, conta Rajabally.

O filme propõe uma reflexão sobre o estilo de vida e lógica do mercado, consumo e descarte. A produção conta com narração do músico Lenine, e mostra a realidade em fábricas, mostra o trabalho de designers e empreendedores, divulgando o processo.

O professor da Unisanta ainda diz que o objetivo do filme é disseminar o conhecimento sobre o tema. “Aqui no Brasil, apesar de já ter boas iniciativas nessa área, as pessoas ainda sabem muito pouco. Está mais restrito ao meio dos empresários, dos acadêmicos, das pessoas que estudam esse assunto e das pessoas que estão desenvolvendo trabalhos circulares e propostas dentro das empresas. Isso precisa se popularizar ainda mais, esse é o objetivo do filme”.

Apesar de ter sido filmado no Brasil e na Holanda, o intuito da produção não é comparar os países. Eduardo considera que, por serem tão diferentes, as nações atualmente encaram a economia circular de forma diferente. “O interessante é pegar o modelo holandês e ver como isso se encaixa no Brasil. É óbvio que é preciso fazer aqui todos os tipos de adaptações a essas ideias para se ajustar à nossa realidade. No Brasil, temos iniciativas circulares muito interessantes já acontecendo em empresas, mas o Brasil é um país muito grande, e para começar a ver resultado efetivos disso, a coisa teria que acontecer num ritmo muito mais acelerado e muito maior de participantes”, explica.

Mesmo com a ideia ainda não sendo viável na prática para todo o Brasil, é inevitável pensar que, no futuro, o modelo circular irá permear as vidas da maior parte da população, é uma tendência.

“Eu acho que o Brasil caminha sim para ideias circulares, é inevitável que isso aconteça, porque o mundo está em uma transformação cada vez mais vertiginosa e radical, principalmente nos últimos quatro a cinco anos, a gente está vendo isso acelerar muito rapidamente, não tem muita escolha”, diz o autor do documentário.

E ele ainda considera que a economia linear não propõe futuro para as gerações. “O jeito que a gente vive, nessa economia linear, que é a economia que extrai, produz, consome e descarta, não tem futuro, a gente não pode continuar produzindo como se o mundo fosse infinito, porque ele não é”, finaliza.

Eduardo Rajabally também é autor dos documentários “Para Gostar de Ler”, em 2017, e “Amazônia Desconhecida”, em 2012. O docente da Unisanta também já dirigiu séries e programas de TV, prestando serviço para diversos canais e emissoras.

Ficha técnica “Um Presente à Prova de Futuro”:

Direção: Eduardo Rajabally

Distribuição: Elo Company

Produção: Tocha Filmes

Coprodução: Globo Filmes, GloboNews

Roteiro: Gui Stockler

Criação e Desenvolvimento: Sylvio Rocha, Eduardo Rajabally

Produção: Sylvio Rocha

Narração: Lenine

Produção Executiva: Sylvio Rocha, Fábio Glingani

Coordenação de Conteúdo: Beatriz Luz

Coordenação de Produção: Gabriela Fongaro Leite

Texto: Gui Stockler, Eduardo Rajabally

Direção de Fotografia: Dado Carlin

Montagem: Paulo Taman

Música Original: Maestro Petreca

Assistência de Direção: Gustavo Morais

Produção Holanda: Letícia Loureiro, Marcelo Faro

Direção de Arte Estúdio: Letícia Loureiro

Arte Gráfica: Daniel Varella

Som Direto: Miqueias Motta

Assistente de Fotografia: Patrick Paes

Assistente de Montagem: Breno dos Santos

Finalização: Giba Yamashiro

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.