Primavera Criativa leva 15 mil pessoas ao Centro Histórico de Santos

Por Santa Portal em 25/09/2023 às 11:00

Divulgação/PMS
Divulgação/PMS

Shows, gastronomia variada, passeio de bicicleta, visita ao Paço Municipal, opções de compras, exposição de flores, workshops, passeio de bonde e pontos instagramáveis para dar aquela atualizada nas redes sociais. Não faltou nada para o público que prestigiou a terceira edição da Primavera Criativa e lotou ruas e praças do Centro Histórico de Santos. Entre o sábado (23) e domingo (24), 15 mil pessoas, entre santistas e turistas, recepcionaram a nova estação com um final de semana colorido e florido.

“Mais uma vez, o evento foi muito positivo. Atraiu visitantes de várias partes. Ficamos felizes em ver que todas as atrações receberam um excelente público” destacou a secretária municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino.

Neste domingo (24), a Casa da Frontaria Azulejada teve bom público à procura de flores, plantas suculentas e ornamentais. As opções de compras iam de R$ 2,00 (miniaturas) a vasos e flores a R$ 60,00. A pedagoga Débora Azevedo e seu sobrinho Pedro Mascaram olharam com atenção as barracas dos expositores e saíram com dois cactos. “O contato com as flores muda o nosso cotidiano”, avalia Débora. “Ter plantas em casa me dá paz”, completou ela.

Quem também não tirou os olhos da variedade de produtos oferecidos foi Suely Pessoa e a sua filha Rosângela Pessoa, moradoras da Ponta da Praia. Elas ouviram atentamente as explicações do expositor sobre a rosa do deserto, que precisa de sol pleno e não gosta de sombra ou frio. “Temos já plantas em casa. As suculentas são mais fáceis de serem cuidadas”, comentou Rosângela.

O público que foi até a Casa da Frontaria Azulejada – edificação que fica no número 92 da Rua do Comércio, construída em 1865 para a residência e armazém do comendador português Manoel Joaquim Ferreira Neto – se deparou com grandes painéis de poesia. A mostra faz parte do Sarau das Flores e reúne textos das autoras Carolina Ramos, Regina Alonso, Maria José Aranha de Resende, Itacy de Souza Telles, Vicentina de Carvalho e Patrícia Galvão (Pagu) e Antonieta Dias de Moraes. 

No mesmo prédio histórico, os bartenders Clayton Fae e Cauã Vinícius Alves dos Santos ensinaram como fazer gelo cristalino com flores comestíveis. Basicamente, a receita se resume a água, um cooler que entra em um frezzer, flores comestíveis e tempo. As flores são colocadas em uma forma de silicone dentro da água que ficará congelando, lentamente, por 48 horas. “Assim são feitos drinks elegantes. E a flor comestível não interfere no sabor da bebida”, destaca Clayton.

A confeiteira Raquel Santos ensinou uma receita rápida de cupcake com flores, em um workshop realizado na Casa da Frontaria Azulejada. Uma das alunas mais animadas era Sofia Almeida, 10 anos, que não via a hora de colocar as mãos na massa. A receita de Raquel leva pasta de açúcar, farinha branca, chocolate em pó 50%, óleo, bicarbonato de sódio, água, leite, essência de baunilha e ovo. Conforme mostrou a confeiteira, não é preciso batedeira. Basta misturar todos os ingredientes à mão.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.