Presidente da La Salle Technova, responsável pelo Projeto 22@, visita SV

Por Santa Portal em 20/12/2022 às 10:49

Reprodução/Prefeitura de São Vicente
Reprodução/Prefeitura de São Vicente

São Vicente recebeu, nesta sexta-feira (16), Josep Piqué, idealizador do “Projeto 22@”, na cidade de Barcelona, e Carlos Olsen, presidente da Global Business. Também estavam presentes na comitiva o coordenador do projeto Ibrachina Smart City Council, Fernando Tohmé, além dos secretários municipais de São Vicente, Talita Correa (Planejamento e Governança), Juliana Santana (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Alexsandro Ferreira (Desenvolvimento Urbano).

Presidente dos Instituto Sócio Cultural Ibrachina e do Ibrachina Smart City Council, Thomas Law destaca: “Nosso propósito é sermos a ponte que conecta o poder público e o mundo da inovação para promover transformações reais nas cidades brasileiras através da tecnologia”.

O prefeito Kayo Amado mostrou a Piqué e Tohmé os lugares históricos da Cidade enquanto conversavam sobre ideias de revitalização e modernização, baseadas no conceito do 22@.

“É uma alegria vir aqui para São Vicente. Foi a primeira cidade do Brasil e tem um potencial histórico e cultural que são muito importantes de serem resgatados para a própria noção de civilidade brasileira, e pensando também em projetos de Smart Cities. A vinda do Piqué para cá é um marco para que possamos avançar na construção de um projeto que tenha anos e anos de sucesso”, explica Fernando Tohmé.

O conceito de Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, consiste em sistemas e pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infraestrutura, serviços, informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

Em novembro, Kayo Amado esteve em Barcelona e viu de perto o Mercat de Sant Antoni, presente em uma zona que começou a ser totalmente reorganizada em 2017 e hoje é um espaço público mais acessível e sustentável.

“Foi uma honra para nós receber o Piqué, que é um dos expoentes desse pensar de Cidades Inteligentes no mundo. É um dia inédito na história de São Vicente. Ele veio aqui, andou pelo Centro, pela nossa parte histórica, conheceu nossa praia e já deu uma série de indicativos para onde podemos avançar”, diz Kayo Amado.

O prefeito ainda explica que busca trabalhar em parceria com o Ibrachina. “Nós buscamos trabalhar em parceria com o Ibrachina e os consultores que eles trazem, como o próprio Piqué, para que a gente possa fazer São Vicente ser essa cidade atrativa que todo mundo espera”, concluiu.

Durante a visita, Josep Piqué conheceu de perto um pouco da história, tradição e cultura de São Vicente, e conta como a Primeira Cidade do Brasil pode recuperar a sua história, olhando para o futuro pela ótica de criar novas formas de se desenvolver econômica e socialmente.

“Hoje vi coisas muito interessantes como a transformação da praia e tudo o que significaria em seu entorno. Também vimos o centro histórico e os resquícios de referências à cultura portuguesa e que, de alguma forma, nos dão luz de como pode ser o aniversário de 500 anos desta cidade”, fala Piqué.

Ele também comentou sobre as perspectivas que podem ser apresentadas para São Vicente.

“O aniversário de 500 anos significa o momento da Cidade em que se repensa, olhando para o passado. Uma Cidade que nasce como a primeira cidade de referência em se tratando de Brasil. Também é a primeira cidade de referência da democracia, porque constitui o primeiro entorno jurídico e legislativo do país. E agora o objetivo é olhar 500 anos para frente”, explica Piqué.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.