Presidente da APS apresenta cronograma para início das obras do túnel Santos-Guarujá

Por Santa Portal em 12/12/2023 às 17:05

Divulgação/APS
Divulgação/APS

No Lançamento da Frente Parlamentar do Túnel Santos-Guarujá, na manhã desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, apresentou cronograma do túnel, com lançamento do edital em 2024, início da obra em 2025 e conclusão entre 2028/2029. O investimento estimado é de R$ 5,4 bilhões.

Todos os deputados que prestigiaram o evento apoiaram a obra do túnel, independente da posição ideológica do partido ao qual pertencem. O deputado Luiz Teixeira (PT) pegou na mão do deputado Tomé Abduch (PL) e bradou: “Esquerda e direita juntas em apoio ao túnel Santos-Guarujá, uma obra para o bem de São Paulo e do Brasil”.

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Fotos: Divulgação

Pomini enalteceu a vontade de participação do Governo do Estado no túnel. E também pediu ao Estado nova pista de acesso Planalto-Baixada, uma vez que a Via Anchieta, inaugurada em 1947, ainda é hoje a única que permite a descida de caminhões, que representam perto de 70% do modal que traz cargas ao Porto de Santos.

Em 1947, o Porto de Santos movimentava 4 milhões de toneladas/ano. Hoje, Porto movimenta 164 milhões de toneladas/ano. E a única forma do caminhão descer é a faixa de direita da Anchieta. “É urgente uma nova pista Planalto-Baixada. A Via Anchieta está definitivamente saturada para os caminhões”, afirmou o presidente.

Participaram do evento, comandado pelo deputado Tomé Abduch, os deputados estaduais Caio França, Luiz Fernando Teixeira, Ricardo Madalena, Tenente Coimbra, Edna Macedo, Tenente Nascimento, Paulo Correa, Paulo Mansur, o secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo, André Isper, secretários municipais de Guarujá, entre outras autoridades.

O presidente Pomini falou também sobre o Parque Valongo, os investimentos em zeladoria, a relação Porto-Cidades, dragagem, perimetrais, expansão das atividades portuárias e relocação para conjuntos habitacionais de famílias que vivem em palafitas na margem esquerda. Anderson Pomini enumerou os benefícios decorrentes do túnel, como a redução da poluição ambiental, mais segurança às 80 mil pessoas que cruzam o canal do Porto diariamente, melhor desempenho das operações portuárias, entre outras.

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