Pousada oferece comida, banho e repouso para moradores de rua não ficarem no frio
Por Vanessa Ortiz em 22/05/2022 às 07:30
O dono de uma pousada de São Vicente decidiu ajudar pessoas em situação de rua durante as noites frias que tem feito no região. Ele, que prefere não se identificar, oferece banho, jantar, café da manhã e até um lugar quentinho para que os desabrigados possam passar a noite em segurança.
Ação teve início na última quinta-feira (19), na Pousada Praia de São Vicente, localizada na Avenida Embaixador de Toledo. O proprietário conta que teve a ideia após ver uma reportagem falando sobre o clima frio de São Paulo, e uma estação de metrô.
“Eu pensei: ‘pô, deveriam abrir a estação para quem vive na rua se abrigar’. No mesmo momento, comecei a pensar porque eu ainda não tinha feito isso na pousada. Cheguei aqui, falei com a gerente, e todo mundo ficou assustado”, explica.
Ele explicou como funcionaria e os funcionários já se mobilizaram para ajudar. Inicialmente, eles iam usar os colchões do local para receber quem precisasse, mas acabou que a prefeitura cedeu mantas e colchonetes para isso.
“Eu fui pedir as mantas, pois aqui não temos muitas, e eles me pediram para guardar os meu colchões”, afirma. Agora, a administração municipal também envia uma lista com o nome daqueles que ficaram de fora do abrigo da cidade por falta de espaço.
O espaço foi montado na entrada da pousada, onde havia um restaurante que foi desativado pelo proprietário, Ali eles fecham as portas, ligam o ar quentinho e aconchegam as pessoas, que já tomaram banho, trocaram de roupa e jantaram ao chegar no local. Ao acordarem, eles também recebem um café da manhã.
“A gente vai fazer até o frio acabar. Sabe, eu nunca ajudei assim, de maneira grandiosa. Mas no dia seguinte, é gratificante vê-los bem cuidados, tendo um cantinho seguro e quentinho para dormir. Não tem dinheiro no mundo que pague essa sensação”, finaliza.
