População organiza manifestação contra o fechamento do Bom Prato em São Vicente

Por Santa Portal em 24/03/2023 às 06:00

Reprodução/Google Maps
Reprodução/Google Maps

Moradores de São Vicente estão organizando uma manifestação popular contra o fechamento do restaurante popular Bom Prato, no Centro. Na última sexta-feira (17), o prefeito Kayo Amado e o secretário de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, oficializaram a mudança do restaurante para a Comunidade do México 70.

A manifestação liderada por entidades da sociedade civil e pelo PSOL, PT, PCB e outras bandeiras, está prevista para às 14h30, na sessão da Câmara Municipal de São Vicente, na rua Jacob Emerich. 

Em nota, a prefeitura de São Vicente informou que a mudança de localidade faz parte de uma estratégia traçada pela Administração Municipal em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo e que o prefeito Kayo Amado solicitou mais unidades do Bom Prato para a cidade.

Na manhã desta quinta-feira (23), o Ministério Publico (MP) enviou uma representação contra a prefeitura, alegando que os cidadãos não foram informados do real motivo da mudança de lugar.

Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura se manifestou por meio de nota.

Confira a nota da Administração Municipal na íntegra:

A Prefeitura de São Vicente informa que até o momento não recebeu oficialmente qualquer notificação do Ministério Público.

Cabe esclarecer que, além de ser uma demanda antiga da região, a mudança de local do Bom Prato faz parte de uma estratégia conjunta da Administração Municipal com o Governo do Estado, para levar o restaurante para regiões com maior vulnerabilidade social e insegurança alimentar, como é o caso da comunidade do México 70, por exemplo.

O contrato com a ONG que gerenciava o Bom Prato do Centro foi encerrado e uma nova organização irá assumir o serviço.

A nova unidade já está funcionando na Rua do Canal, nº 170 (antiga ETECRI do México 70). A partir desta semana passam a ser distribuídas 300 refeições por dia através do Bom Prato Móvel, e a estimativa é que em 120 dias a obra no local esteja finalizada para o funcionamento regular do Bom Prato, retomando o quantitativo de cerca 1800 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar).Vale destacar também que a região do Centro de São Vicente apresenta estrutura de refeição e alimentação a preços variados, além de contar com o Centro Pop, que é a unidade de referência para a população em situação de rua, e que serve café da manhã diariamente.

Em reunião com deputados da região nesta semana, o prefeito Kayo Amado pediu auxílio para que o Governo do Estado amplie a quantidade de unidades do Bom Prato, em São Vicente. Para ele, a exemplo do México 70, são muitas as famílias em outras comunidades que sofrem com a carência de programas de segurança alimentar como o Bom Prato e se encontram em situação de vulnerabilidade social.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.