Ponte Pênsil recebe manutenção emergencial antes da definição de empresa que realizará reforma

Por Santa Portal em 16/08/2022 às 06:10

Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

A Ponte Pênsil, em São Vicente, irá receber uma manutenção emergencial, realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), órgão da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, segundo anunciado pelo prefeito da cidade, Kayo Amado (Pode), pelas redes sociais nesta segunda-feira (15).

A ponte não passa por manutenções desde 2015, quando uma obra foi concluída no local. Por isso, tábuas de madeira se soltaram e causaram problemas a motoristas. Neste fim de semana, houve o caso de um motociclista que ficou com o veículo preso no vão entre as tábuas da ponte, e precisou de ajuda de outros condutores. O caso foi publicado nas redes sociais junto de um relato.

A prefeitura afirma que enviou ofícios ao departamento responsável no Governo do Estado para que houvesse manutenção na ponte e a realização de obras, já que a ponte é de responsabilidade do Estado. Em 26 de março de 2022, foi publicado um edital de licitação do DER para a reforma da Ponte Pênsil, que acabou dando deserta em abril, ou seja, nenhuma empresa se interessou.

Um novo edital foi publicado e a abertura dos envelopes está prevista para a próxima quarta-feira (17), para definir a empresa vencedora do certame. O valor estimado da obra é de R$ 5.259.311,38 com duração prevista de oito meses.

Até a realização da reforma, o DER realizará a manutenção de forma paliativa para sanar os problemas enfrentados pelos usuários da travessia.

Segundo o prefeito, técnicos do DER já estiveram na Ponte Pênsil na manhã desta segunda-feira (15) e sinalizaram os locais em que há pontos de risco no tabuleiro da pista. Essa equipe executará serviços emergenciais até quarta-feira (17).

A orientação é que motoristas e motociclistas trafeguem em baixa velocidade e com cautela, evitando acidentes, até que os problemas sejam resolvidos.

Problema antigo

Em 2013, a Ponte Pênsil passou por uma longa reforma, que foi concluída em 2015. De lá para cá, não houve nenhuma nova manutenção no local.

O prefeito mostrou diversos ofícios encaminhados ao Governo do Estado já no seu primeiro ano de mandato, em 2021, quando constatou problemas nas tábuas de madeira e nos gradis, que já vinham de anos anteriores.

Em 5 de maio de 2021, o prefeito fez o primeiro ofício ao Governo do Estado, pedindo providências para a manutenção na ponte. Em seguida, em junho de 2021, um segundo ofício foi enviado ao Estado. Em julho de 2021, mais uma vez o prefeito fez uma requisição, tendo em vista a piora nas condições do equipamento.

No fim de 2021, foi feito mais um pedido por parte do prefeito Kayo Amado, até que começou a tramitar um processo de abertura de licitação para a reforma da Ponte Pênsil.

Em 26 de março de 2022, foi publicado um edital de licitação do DER, mas nenhuma empresa se interessou. Um novo edital foi publicado e a abertura dos envelopes está prevista para a próxima quarta-feira (17), para definir a empresa vencedora do certame.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.