Ponte dos Barreiros tem 85% da obra concluída com recuperação total das estacas

Por Santa Portal em 06/05/2022 às 17:08

(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)
(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

A Ponte dos Barreiros, em São Vicente, está com 85% da obra concluída, segundo a prefeitura divulgou nesta sexta-feira (6). Nos últimos nove meses, foram finalizadas as 217 estacas de sustentação, que foram recuperadas. O cronograma está mantido até o final de julho.

Os trabalhos, que duraram nove meses, foram realizados pela empresa Jatobeton, tanto na parte emersa quanto na imersa, com auxílio de mergulhadores. Para a conclusão das pilastras, foram necessárias três etapas: o reparo submerso com os mergulhadores, o emerso e a finalização no coroamento que engata a pilastra no globo superior.

O cronograma da obra segue mantido com previsão de conclusão no final de julho de 2022. Ao término, a capacidade da Ponte dos Barreiros vai passar de 32 para 45 toneladas.

Os próximos passos incluem a pavimentação das pistas, iluminação e conclusão da passarela para pedestres e ciclistas. A previsão é que a prova de carga seja feita no início de junho, e até o fim de julho, com a ponte concluída, seja liberado o tráfego.

Histórico

A reforma teve início em agosto de 2021, com a montagem do canteiro avançado de obras, dos andaimes e balsas, para que o pontapé no serviço estrutural pudesse ser dado.

Na metade de setembro, os trabalhadores contratados da Jatobeton, empresa responsável pela obra, iniciaram os reparos em todas as estacas, transversinas, longarinas, New Jersey, juntas de dilatação e guarda-corpo da ponte, serviços realizados em diversas frentes de trabalho.

Houve a troca das juntas de dilatação (dispositivos usados para absorver a variação volumétrica dos materiais devido às mudanças das temperaturas, e também utilizados para mitigar os efeitos da vibração e movimentação da estrutura decorrentes do tráfego), garantindo a movimentação natural e a vida útil da ponte.

Outro serviço realizado foi o “macaqueamento”, que consiste em levantar a estrutura da ponte em alguns centímetros para a colocação de uma nova borracha nitrílica, garantindo a absorção dos impactos diários que a estrutura sofre.

A frente de trabalho é composta por cerca de 150 funcionários.

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