Políticos, família e amigos lamentam o falecimento de Edmur Mesquita

Por Santa Portal em 12/02/2022 às 18:01

Divulgação/Alesp
Divulgação/Alesp

Edmur Mesquita, ex-deputado estadual, que também atuou como vereador em Santos, secretário estadual de Cultura, e concorreu a prefeito de Santos, faleceu neste sábado (12), por complicações da covid-19, aos 67 anos. Políticos, familiares e amigos lamentaram a perda.

A Prefeitura de Santos decretou luto oficial de três dias. O velório e sepultamento acontecem no domingo (13), no Memorial da Necrópole Ecumênica, em Santos, das 9h às 15h.

Os filhos de Edmur Mesquita, Rodrigo e Fernanda Simonsen, lamentaram a perda e agradeceram pelas orações. “Quanto mais somos afligidos neste mundo, maior é a nossa segurança no próximo; quanto mais tristeza no presente, maior será nossa alegria no futuro”, disse Santo Isidoro de Sevilha.

Meu pai, Edmur Mesquita, atravessou inúmeros desafios que trouxeram sofrimento e dor, mas sempre os enfrentou com o coração aberto à vontade de Deus, exalando alegria e esperança em um futuro melhor. Pautou sua vida pela honestidade, pela gentileza e pelo carinho ao próximo – valores que nos inspiram e que levaremos para sempre em nossos corações.

Os desafios nunca impediram-no de repetir que a vida é bonita, é bonita e é bonita. Que Deus possa recebê-lo de braços abertos.

Seu velório será realizado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no domingo (13), a partir das 9h, e o sepultamento ocorrerá às 15h. Agradecemos pelo apoio e pelas orações.”

Santos

O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), publicou uma nota nas redes sociais lamentando a perda. “Recebemos a triste notícia da passagem do nosso grande amigo e colaborador da nossa equipe, Edmur Mesquita. Um homem que trabalhou durante a vida toda pelo desenvolvimento de políticas públicas, especialmente na área da cultura, tendo atuado como vereador, secretário e deputado. A região perde um dos seus grandes defensores e nós perdemos um amigo verdadeiro, uma pessoa do bem.

A Câmara Municipal de Santos emitiu a seguinte nota de pesar: “A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santos expressa condolências pelo falecimento do ex-deputado estadual e ex-vereador, Edmur Mesquita, ocorrido neste sábado.

Edmur Mesquita foi vereador em Santos em 1983, pelo MDB, retornando ao cargo em 1989, pelo PSDB. Em 1998, foi eleito deputado estadual, sendo reconduzido à Assembleia Legislativa em 2003.

O ex-parlamentar foi também secretário adjunto da Cultura no Governo do Estado, vice-presidente da Fundação Casa e diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista. Em 2021, assumiu a assessoria técnica da Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura de Santos.

A vereadora de Santos, Telma de Souza (PT), publicou um texto nas redes sociais falando sobre a conduta de Edmur como polítivo. “A grandeza de um político está nas lutas em que ele assume e na forma como conduz a sua vida. Edmur Mesquita foi um desses grandes, que sempre teve lado na vida e na política. Escolheu trabalhar pela população mais necessitada  e fez da sua capacidade de articulação e diálogo um instrumento para auxiliar nas mudanças de Santos e da nossa Região nos últimos 30 anos.

Fomos contemporâneos em um tempo em que PT e PSDB foram aliados em Santos, inclusive com sua participação como secretário de Cultura em governo da Administração Democrática Popular em Santos. Também vivemos a disputa do protagonismo dos dois partidos, tanto em nossa Cidade quanto no Brasil, sempre sob a égide da Democracia. E, absolutamente, com respeito e afeto, mesmo quando em posições diferentes.

Edmur foi um gentleman, um cavalheiro, mestre da gentileza, sem perder as suas convicções. Com sua fala mansa e agregadora, tornou-se um habilidoso articulador, atento e leal, que colocava sempre o ser humano em primeiro lugar. 

A passagem de Edmur deixa um vazio muito grande. Mas sua trajetória se torna exemplo a ser seguido e inspiração para as novas gerações, de que a arte da Política se faz com coerência, respeito, coragem e solidariedade.

Ah, Edmur, que pena. A orquídea que você me levou em casa, no meu aniversário, há três anos, floresce vez ou outra. Ela sempre me faz lembrar do amigo carinhoso, do adversário leal, do parceiro de lutas e do companheiro de sonhos.

Edmur, o seu “projeto pra nossa cidade” segue firme. Sua vida valeu à pena. Siga em paz e com a consciência tranquila, de ter lutado o bom combate.

Meus sinceros sentimentos à querida Júlia e aos filhos.

Edmur, presente!

Deputados

Outro político que se manifestou a respeito do falecimento foi o deputado estadual Paulo Correa Jr. (DEM). “Perdemos um amigo, um irmão, um grande defensor da região metropolitana da baixada santista, em todas as esferas e cargos que ocupou. Edmur Mesquita nos deixa esse legado de exemplo de um bom cidadão, um bom político, e com certeza nos fará muita falta. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, disse.

A deputada federal Rosana Valle (PSB) também contou sobre sua relação com o ex-político. “Eu lamento a morte de Edmur Mesquita, uma pessoa que se dedicou à vida pública e que teve muito destaque na política, não só da nossa região, mas de todo o estado de São Paulo. O Edmur enfrentou com muita coragem diversos problemas de saúde que teve, cirurgia do coração, Parkinson… E ele sempre manteve a sua fé. Em uma das últimas conversas que nós tivemos ele me mandou uma foto dele na solenidade de criação da Federação Brasileira de Associações de Parkinson. Ele estava muito feliz e terminou a mensagem assim “A dimensão do desafio é proporcional ao entusiasmo” e é desse jeito que eu vou lembrar dele, sempre um otimista e um entusiasmado pela vida”.

O deputado federal Júnior Bozzella disse, ao Santa Portal, lamentar a perda para a política. “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do Edmur Mesquita. Teve a sua trajetória na política regional, seguimos caminhos distintos, ao longo da nossa trajetória política, porém, eu tenho um profundo respeito pela figura pública do Edmur, que dedicou décadas da sua vida à política. Minha solidariedade a todos os familiares”.

Cidades

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, também emitiu seu pesar à família e amigos. “Deixo aqui os meus mais sinceros sentimentos de pesar a todos os familiares e amigos de Edmur Mesquita. Um grande homem, um ser humano fantástico, um guerreiro na política, defensor de nossa região metropolitana da Baixada Santista, sempre agregador e amigo. Forte abraço a todos, fiquem com Deus. ‘O pó volta à terra, e o espírito volta a Deus, que o deu’. Descanse em paz, Edmur.”

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.