Poetisa santista lança livro inspirado na sutileza dos tankas japoneses

Por Beatriz Pires em 09/05/2025 às 11:00

Divulgação
Divulgação

Quimonos Entrelaçados – Tankas de Amor é o novo livro de Shiroi Hana, pseudônimo de Cristina Chinen. O lançamento acontece nesta sexta-feira (9), das 16h às 19h, no Clube Estrela de Ouro, em Santos. A nova obra é uma continuação de Quimono Entreaberto, aprofundando-se na poesia japonesa com foco nos tankas — poemas curtos de até cinco versos, que abordam principalmente o amor. Os tankas são considerados uma evolução dos haicais, utilizados no livro anterior.

O lançamento é da Editora Bestiário, que mais uma vez acompanha a autora. O evento será gratuito e contará com bate-papo e sessão de autógrafos com Shiroi Hana. O endereço é Avenida Rei Alberto I, 372, Ponta da Praia.

Cristina destaca as diferenças entre os estilos poéticos, ressaltando que os haicais são escritos de fora para dentro, buscando situar o leitor no mundo real com imagens como estações do ano. Já os tankas oferecem mais liberdade de expressão, permitindo explorar sentimentos sem pesar.

“Apesar de ser descendente de japoneses, sou uma sansei, neta de famílias que chegaram ao Brasil após 1908. Encontrar o caminho do haicai e me tornar praticante da arte espiritualista Mahikari me permitiu mergulhar na arte e na espiritualidade”, conta a poeta.

Cristina explica que precisou se aprofundar no estudo da poesia japonesa para dominar a sutileza desse estilo. Enquanto o poema ocidental costuma ser mais direto, os haicais sugerem, e os tankas equilibram os dois mundos, transmitindo emoção de forma delicada.

Durante o processo criativo, ela revela que escuta artistas de sonoridade romântica, como Anavitória, Nando Reis e a saudosa Rita Lee, reforçando que o amor é uma temática ampla e inesgotável. Cristina pretende continuar explorando essa linha.

“Espero que, neste mundo tão conturbado, cheio de conflitos e que ainda não se livrou dos preconceitos nos relacionamentos, o livro Quimonos Entrelaçados possa levar o leitor a uma pausa, a refletir e despertar esse sentimento mágico que é o amor. Seja com um amante presente, com a lembrança de um amor perdido ou mesmo sozinho, com um pet ou uma taça de vinho antecipando o amor. Pois, ao aprender a amar uma pessoa, aprendemos a amar muitas.”

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.