01/03/2016

Pinacoteca Benedicto Calixto completa 30 anos com programação especial a partir deste mês

Por #Santaportal em 01/03/2016 às 11:38

CULTURA –Há 30 anos o Casarão Branco era salvo e Santos ganhava um equipamento cultural importantíssimo, a Pinacoteca Benedicto Calixto. Em celebração às três décadas de trabalho em benefício da cultura santista, a diretoria da Pinacoteca, liderada por Sílvia Teixeira Penteado, que também é reitora da Universidade Santa Cecília, prepara uma série de atividades ao longo de 2016, incluindo uma exposição do artista Armando Sendin.

Integrando as comemorações do aniversário da cidade de Santos acontece atualmente a exposição: Imaginário Santista – ACidade e os Artistas”. Na sequencia será realizada a exposição de Armando Sendin com uma seleção do patrimônio doado pelo artista à Cidade de Santos e que foi integrado ao acervo da Pinacoteca em 2014.

O aniversário da Pinacoteca também inclui um logo comemorativo. No segundo semestre destaca-se a exposição: “Benedicto Calixto e a Transformação Urbana de Santos”, comemorando o mês de aniversário do artista e também a exposição “O desenho em Benedicto Calixto: Recuperação do Acervo da Pinacoteca”. Essa mostra trará o resultado do processo de recuperação do acervo de desenhos de Calixto.

Musicalmente falando

O mês de março será, também, dedicado à música, com o projeto Musicalmente Falando. Confira a programação:

Dia 5 (sábado) , às 17h – O salão nobre recebe o espetáculo “No Mar de Mendes”, uma homenagem ao compositor Gilberto Mendes realizada pelo Coletivo Capim Novo. A apresentação inclui diálogos e intervenções sonoras nas músicas e canto pelo Coro Profano do Departamento de Música da USP de obras vocais de Gilberto e a Camerata Profana, além de artistas convidados.

Dia 12 (sábado), às 17h – Será a vez das canções autorais gravadas dos anos 70, 80 e 90 de Lee Oliveira, que além da voz, se apresenta com teclados e violão. A banda, que toca no salão nobre, fica completa ao lado do baterista Xima, do guitarrista João Jorge, do baixista Fábio Ferreira e Cristina Lobão na voz.

Dia 13 (domingo) , às 19h – As músicas mais consagradas do jazz à bossa nova são relembradas no salão nobre pelo o pianista Newton Zago e o baixista Manuel Florêncio.

Dia 19 (sábado) , às 17h – Os clássicos e as canções atuais da MPB viajam pela poesia, sensibilidade e harmonia com os dois jovens talentos santistas com Rafaella no vocal e Nathan no choro.

Dia 20 (domingo) , às 16h – Será a vez dos cantos devocionais com o duo So Ham em mais uma apresentação de Kirtan, que reúne pessoas presentes para cantar e louvar o sagrado. Os mantras serão entoados por Rogério Baraquet e Diana Hybari no Jardim da Pinacoteca.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.