Petroleiros do litoral de SP e de todo o Brasil entram em greve

Por Santa Portal em 27/03/2025 às 10:00

Divulgação/Sindipetro-LP
Divulgação/Sindipetro-LP

Petroleiros da Baixada Santista e de todo o Brasil paralisaram suas atividades, nesta quarta-feira (26) em uma greve nacional unificada. O movimento, segundo a categoria é uma resposta à postura da presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

Na Baixada Santista, trabalhadores da Refinaria Presidente Bernardes e da Usina Termelétrica Euzébio Rocha, em Cubatão, bem como do Terminal da Alemoa e Edisa, em Santos, aderiram a greve, juntamente com os trabalhadores do litoral norte e das plataformas offshore. Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), cerca de 80% dos trabalhadores paralisaram as atividades.

A greve tem como principais motivadores a proposta de redução da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), que o sindicato considera um “ataque ao reconhecimento do trabalho de quem sustenta essa empresa [Petrobras]”. A categoria também denuncia a necessidade de recomposição do efetivo, falta de negociação do Plano de Cargos e Carreiras (PCCS) e a falta de um acordo sobre o teletrabalho.

O sindicato também manifestou preocupação em relação ao aumento no número de acidentes, mortes e adoecimentos nas unidades e exigiu medidas imediatas para garantir a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

“Não vamos aceitar que a busca pelo lucro se sobreponha à vida e à saúde dos trabalhadores. É urgente a implementação de uma nova política de segurança e saúde do trabalhador, que garanta um ambiente de trabalho digno, seguro e livre de precarização”, afirmam os representantes da categoria.

Ainda segundo a categoria, a paralisação foi agendada para esta quarta-feira (26), mas pode se estender por mais dias até que as demandas sejam ouvidas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.