16/08/2017

Pesquisador da Unisanta tranquiliza população sobre recuo da maré: "não haverá tsunami"

Por #Santaportal em 16/08/2017 às 11:29

SANTOS – Quem andou pelas praias da região neste fim de semana levou um susto. A maré recuou cerca de 90 centímetros e deixou os moradores apreensivos. Segundo o pesquisador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) Renan Braga Ribeiro o motivo do recuo foi um ciclone extratropical e um anticiclone.

O anticiclone é um núcleo de alta pressão que gera ventos intensos na região de mar aberto. Na região Sul do país, veio predominantemente da região nordeste, e em Santos veio do leste, com magnetude de 70km/h a 90km/h. “Esse ventos defletem a corrente para fora do continente, reduzindo assim o nível do mar”. As pesquisas realizadas pela NPH apontam que foi a menor maré dos últimos cinco anos.

No evento ocorrido no fim de semana foi verificado que houve uma redução de 90 centimentros do nível médio do mar, em relação a previsão da tábua de marés. No Balneário Rincão, em Santa Catarina, o mar recuou cerca de 50 metros, o que ocasionou apreensão dos moradores pelo risco medo de ocorrer um tsunami.

De acordo com o Ribeiro, esse fenômeno pode voltar a acontecer mas não com tanta força. “As pessoas podem ficar tranquilas, o Brasil não corre o risco de ter tsunami devido a sua localização”, afirma Renan. Além disso, reforça que não houve nenhuma consequencia ambiental.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.