Pepe, o Canhão da Vila, fala sobre o atual mundo do futebol

Por Caio Malta/ Santaportal em 24/02/2016 às 22:22

ÍDOLO DO SANTOS – Ele é aniversariante do dia. Completa 81 anos hoje (25). E, durante toda a sua carreira como jogador de futebol, conservou uma característica muito rara: vestiu apenas a camisa de um clube durante sua vida como jogador. José Macia, o famoso Pepe, brilhou por 15 anos no Santos FC. Jogou de 1954 a 1969. Foram 750 jogos e 405 gols. É o maior artilheiro da história do Santos FC. Pois como Pepe sempre disse, o Pelé não é da Terra e por isso não conta.

Ao longo de sua carreira só quis jogar no Santos. Ofertas de clubes do exterior eram comuns. Os clubes espanhóis eram os que vinham com mais força para contratá-lo. Barcelona, Valência e Zagaroza fizeram propostas, e diferente do que muitos pensam, os salários eram bem superiores aos que Pepe recebia no Santos. Mas o Canhão da Vila conta que se sentia muito bem com a torcida santista e jogar no clube do seu coração sempre foi mais importante.

Recentemente, a escolha do jogador Robinho por jogar no Atlético-MG, por causa de diferença salarial, enfureceu muitos santistas. Mas para Pepe, o torcedor não deveria ficar na bronca com o rei das pedaladas. “Eu não sou contra o Robinho, ele é um profissional. A idade vai chegando, consequentemente fica a preocupação, não só dele como jogador, mas como chefe de família. Não reprovo a sua atitude. É um jogador que prestou grandes serviços ao Santos e foi muito importante em grandes decisões”.

Além de ser um dos melhores atacantes da história do futebol brasileiro, Pepe também foi treinador. E não havia lugar melhor para essa fase começar senão no Santos FC. Após o fim do seu último contrato como jogador do peixe foi convidado para ser técnico da base. De 1969 a 1973 trabalhou com os jovens. Em 73 virou técnico da equipe principal, e no mesmo ano foi campeão do Paulista.

Curiosamente foi no rival do peixe, o São Paulo que conquistou o Brasileirão de 86, seu título de maior expressão como treinador. Como técnico, também teve experiências fora do País. Foi em uma dessas experiências, no Catar, que encontrou um jogador espanhol experiente que viria ser atualmente o melhor técnico do mundo.

Pep Guardiola foi contratado pelo Al-Ahli do Catar, após Pepe aprovar sua contratação. Assim começou uma boa amizade, que sempre tinha como tópicos de conversa o esquadrão da década de 60 do Santos. “Ele sempre me perguntava sobre o Santos de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Ele sabia o nome de todo mundo do time. Lá não tinha muito que fazer, era só tomar chá, treinar e jogar e conversar muito sobre futebol”.

O canhão da vila contou que logo percebeu que, como ele tinha muito interesse pelo futebol e por ser uma pessoal muito inteligente e culta, tinha uma grande possibilidade de virar um grande técnico. “Sempre que o time dele vai jogar eu estou na frente da TV, os times dele sempre têm personalidade e jogam muito para frente. Fico muito feliz com as conquistas dele, desde que não seja contra o Peixe”.

Nos dias de hoje, é comum que os santistas mais novos ouçam histórias de parentes mais velhos sobre o que Pepe e o time do peixe fizeram pelo futebol. Por isso, sempre que pode, está junto aos seus companheiros daquela época realizando palestras apoiadas pelo Santos FC. Sempre com a intençãode compartilhar com os mais jovens as experiências que adquiriu com o futebol. “Sempre gostei dessa relação com os mais jovens. Estou completando 81 anos, sou feliz com minha família. Tenho quatro filhos e seis netos. Mas também sou feliz com a minha outra família, que é o Peixe”.

Como forma de celebrar sua grandiosa carreira, Pepe serviu como inspiração para um livro, escrito por sua filha Gisa, que serve como um documento histórico do esporte nacional. Editado pela Realejo Livros, o livro: ‘Pepe, o Canhão da Vila’ conseguiu arrecadar mais de 27 mil reais com 314 apoiadores.

“Minha filha conseguiu organizar tudo e o livro está sendo um sucesso, as vendas estão bem, principalmente entre os torcedores alvinegros, que estão comprando bastante. Estamos com viagens marcadas para cidades do interior de São Paulo e até outros estados, para realizar um bate-papo com leitores e vender o livro”.

Pepe deu entrevista ao Santaportal após participar do programa Baixada Esporte, da Santa Cecília TV.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.