08/10/2015

Pela 1ª vez na história, Brasil perde na estreia da competição. Chile vence por 2 a 0

Por Juan Reol/#Santaportal em 08/10/2015 às 23:10

ELIMINATÓRIAS 2018 – A Seleção Brasileira segue quebrando recordes… Negativos. O Brasil, pela primeira vez na história das Eliminatórias da Copa do Mundo, perdeu na estreia da competição. Na noite de quinta-feira (8), no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile, a Seleção Chilena venceu os comandados de Dunga por 2 a 0, e manteve a boa fase que vem desde a conquista inédita da Copa América 2015. Eduardo Vargas e Alexis Sánchez foram os autores dos gols.

Se o Brasil vive a pior fase de sua história, escancarada na semifinal da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 com a humilhante derrota por 7 a 1 para Alemanha, e na sequência por 3 a 0 para a Holanda, o Chile está em outro momento: brilhante.

Empolgada pela conquista inédita da Copa América, disputada em 2015 em sua “casa”, a Seleção Chilena, muito bem comandada pelo argentino Jorge Sampaoli, chegou a dar espaços para o Brasil, principalmente em contra-ataques. Mas Dunga e seu histórico de retrancas não entendeu o recado, e todas as jogadas foram desperdiçadas.

O primeiro tempo foi bem equilibrado, e o técnico brasileiro conseguiu, com méritos, alcançar o objetivo de não sofrer gols. Por outro lado, Hulk, Diego Costa, Oscar e William – o melhor dos quatro -, não apresentavam nenhum perigo ao goleiro do Barcelona-ESP, Claudio Bravo.

Duas mudanças aconteceram no primeiro tempo, Sampaoli colocou Mark González por opção tática. Já Dunga foi obrigado a mexer. Em lance de ataque chileno, o zagueiro David Luiz pisou em falso e em seguida reclamou do joelho. Marquinhos, companheiro de Paris Saint Germain-FRA, entrou em seu lugar.

E no segundo tempo Jorge Sampaoli mostrou porque é o grande ídolo do futebol chileno na atualidade. Mesmo sem mudar peças, ele mudou ainda mais a atitude de sua Seleção em campo. O Brasil passou a ser encurralado, falhando feio na missão de seu comandante, de retrancar e tentar o gol no contragolpe.

Em pelo menos três boas jogadas de contra-ataque, uma cena bizarra em campo. Quando poderia avançar com toda força e tentar o gol, os brasileiros paravam em campo, deixando avançar em direção à meta de Bravo apenas o quarteto Hulk, Diego Costa, Oscar e William. Elias, que brilha no Corinthians-SP aparecendo sempre como surpresa na área, não avançava da linha central, mesmo quando poderia seguir livre. Ordens do “professor”, claro.

E toda essa retranca do Dunga, chamando o Chile para a meta de Jefferson, “deu certo” aos 26 minutos da etapa final. Pelo lado direito, em cobrança de falta de Matías Fernández, que havia entrado no lugar de Valdívia, Eduardo Vargas completou de primeira para abrir o placar e fazer a festa dos chilenos, que lotaram o Estádio Nacional.

Com o placar contra, Dunga finalmente resolveu ousar. Colocou Ricardo Oliveira, principal artilheiro brasileiro em atividade, brilhando no Santos FC-SP com 17 gols no Campeonato Brasileiro 2015, no lugar de Hulk. E, aos 37, Lucas Lima na vaga de Luiz Gustavo, colocando um meia na posição de um volante.

Tentando desesperadamente “se dar bem” com a dupla santista em campo, apostando no entrosamento que dá certo na Vila Belmiro, Dunga só conseguiu mesmo ver o Chile ampliar o placar e entrar para a história. Além de vencer o Brasil após 15 anos de jejum, os chilenos aplicaram a primeira derrota brasileira em Eliminatórias da Copa do Mundo.

Aos 44 minutos, em bela troca de passes da equipe de Jorge Sampaoli dentro da área brasileira, Alexis Sánchez fez o segundo e “fechou o caixão” do Brasil. Derrota brasileira na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Rússia 2018.

O Brasil tem a chance de marcar três pontos no início da competição na terça-feira (13), às 22 horas, quando enfrenta a Venezuela na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Rússia 2018
Chile 2 x 0 Brasil
Data: 08/10/2015, às 20h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)
Arbitragem: Roddy Zambrano (Equador), auxiliado por Christian Lescano (Equador) e Byrom Romero (Equador)
Cartões amarelos: Marcelo Díaz (Chile) / Luiz Gustavo (Brasil).

Gols: Eduardo Vargas (26min/2ºT) e Alexis Sánchez (44min/2ºT) (Chile).

Chile: Claudio Bravo, Francisco Silva (Mark González), Gary Medel, Gonzalo Jara e Mauricio Isla; Marcelo Díaz (Vilches), Arturo Vidal, Jean Beausejour e Jorge Valdivia (Matías Fernández); Alexis Sánchez e Eduardo Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli.

Brasil: Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Marcelo; Luiz Gustavo (Lucas Lima), Elias, Oscar. Willian e Douglas Costa; Hulk (Ricardo Oliveira). Técnico: Dunga.

Confira os resultado da 1ª rodada da Eliminatórias 2018
Bolívia 0 x 2 Uruguai
Colômbia 2 x 0 Peru
Venezuela 0 x 1 Paraguai
Chile 2 x 0 Brasil
Argentina 0 x 2 Equador

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.