Pedro Caixinha é o novo técnico do Santos; Pedro Martins é confirmado como CEO
Por Rodrigo Martins em 23/12/2024 às 15:45
Pedro Caixinha é o novo técnico do Santos. O anúncio foi feito pelo novo CEO do Clube, Pedro Martins, durante entrevista coletiva que contou com a presença do presidente Marcelo Teixeira, na tarde desta segunda-feira (23), no Centro de Imprensa da Vila Viva Sorte.
Martins deixou o Botafogo, onde era diretor de futebol do time carioca, para assumir o cargo no Peixe. Antes do Glorioso, Pedro Martins também havia passado por clubes como Athletico-PR, Cruzeiro, Ferroviária e Vasco.
“O meu Plano A estava direcionado ao Pedro Martins, novo CEO do Santos Futebol Clube. Quando se faz o planejamento, que é o que a diretoria estava fazendo, estávamos mapeando treinadores, jogadores, para no momento certo apresentar ao novo CEO. Ele tinha compromissos, que eu informava para toda a mídia e imprensa, que não podia divulgar contratações porque existem profissionais com contratos em vigência. Eu esperava que ele tivesse vida mais curta por lá, mas o Botafogo foi até a disputa do Mundial Interclubes, isso prorrogou a sua definição no sentido de concretizar a vinda para o Santos Futebol Clube. Aguardamos as definições e, ao finalizar sua participação no clube coirmão, entramos para contratar o novo CEO. Após a definição do CEO, passamos para definir o novo treinador. Demos opções para o Pedro, ele fez a sua definição. No sábado ele fez a definição do nome, dentre as opções apresentadas a ele, e entrou em contato com o profissional. Finalizamos no domingo a contratação do novo treinador”, disse Marcelo Teixeira, passando a palavra ao novo CEO do Peixe para o anúncio do comandante da equipe em 2025.
“Quando finalizei meus compromissos com o Botafogo, passei a analisar os caminhos percorridos para treinador e jogadores. Escolher treinador é complexo, o Santos do futuro passa por esse líder, isso é muito importante. Estudei com carinho e no detalhe, um nome me despertou muita atenção. Eu já o conhecia e eu sinto que dialoga com a ambição, com o desejo do Santos. É um nome que vinha sendo disputado no mercado, nome que está sendo visto por diversos clubes mas estava buscando projeto de futebol. Quando a gente fala isso transcende o que é ganhar o próximo jogo, o plano não é para o próximo mês, é um nome buscando visão de futuro. Ele entendeu rapidamente o que estávamos buscando construir para o clube. Quando tem similaridade de pensamentos é mais fácil. Ele entendeu o que a gente quer construir a partir de agora”, afirmou Martins.
Segundo o novo dirigente santista, a identidade de jogo e as características do trabalho de Caixinha fizeram com que o português fosse escolhido como o novo técnico do time.
“Eu entendi que o Pedro Caixinha faz sentido para o que a gente quer. Ele conhece muito bem os jovens, gosta de trabalhar com eles. Ele monta times intensos e agressivos, gosta de buscar sempre o gol, os times dele estão sempre com ‘fome’. É um treinador que quer projeto. Quando a gente senta para conversar com ele, ele diz que não olha só a camisa do clube, mas ele quer conhecer as ambições. A maioria dos clubes só fala do sucesso, mas não fala sobre como vai jogar, qual pretensão, o nível de integração com o staff da casa. Conversei sobre cada um desses detalhes com o Pedro Caixinha e ele achou que o projeto do Santos era o melhor”, destacou Pedro Martins.
Foto: Reprodução/Santos TV
Pedro Caixinha, de 54 anos, treinou o Red Bull Bragantino em 2023 e 2024 – na última temporada, ele foi demitido após uma queda de rendimento do Massa Bruta no Brasileirão. Antes disso, o português já havia passado pelo México, Arábia Saudita, Argentina, Escócia e Catar.
Tanto Martins quanto Caixinha vão firmar vínculos até o final de 2026 com o Alvinegro Praiano.