Palmeiras vence Novorizontino e enfrenta o Santos na final
Por Folha Press em 29/03/2024 às 00:17
O Palmeiras está na final do Campeonato Paulista. O time de Abel Ferreira venceu o Novorizontino por 1 a 0 no “campo novo” do Allianz Parque na noite desta quinta-feira (28), e venceu o Santos na decisão do estadual – o Peixe passou pelo RB Bragantino, na quarta (27), na Arena Neo Química.
Endrick marcou o gol da vitória do Palmeiras. Aos 8 minutos da 2ª etapa, o camisa 9 recebeu assistência de Flaco López e marcou um belo gol. Endrick foi substituído com dores na perna direita aos 26 minutos do segundo tempo e será reavaliado pelo clube.
O Palmeiras está em sua quinta final seguido pelo Paulistão. A equipe busca três campeonatos consecutivos, o que não acontecia há 90 anos.Pelo calendário da FPF, a decisão já começou a ser disputada neste domingo: 31 de março, e a volta em 7 de abril. Os horários ainda serão definidos.
O Palmeiras ficou dois meses sem jogar em casa. O gramado foi interditado pela FPF devido às péssimas condições e passou por uma reforma: a WTorre substituiu o composto termoplástico por cortiça, mesmo material utilizado no gramado do estádio Nilton Santos, mas conforme especificações de tamanho, tamanho e cortiça. espessura diferente da casa do Botafogo.
O jogo
O time de Eduardo Baptista desacelerou as viradas e irritou a torcida palmeirense no primeiro tempo. A ideia do treinador era frear o ímpeto inicial do Palmeiras jogando em casa e com o apoio da torcida – o que aconteceu? como fez o Alviverde nas quartas de final contra a Ponte Preta. O time do Novo Horizonte, muito bem organizado, dificultou a vida do Palmeiras.
O Novorizontino teve as melhores chances para abrir o placar ainda na primeira etapa, mas parou nas boas defesas de Weverton. Já a equipe de Abel Ferreira teve muitas dificuldades com a bola nos pés por conta da marcação do adversário e dificilmente levou perigo ao gol de Jordi.
Na segunda etapa, o cenário se repetiu: o Novorizontino voltou a passar o tempo esperando o Palmeiras atacar e deixar espaços no setor defensivo. Porém, aos 8 minutos, Mayke conseguiu belo cruzamento para Flaco López, que venceu por cima e deu bela assistência para Endrick.Eduardo Baptista colocou mais atacantes nos minutos finais do jogo, mas parou na linha de cinco zagueiros do Palmeiras.
Lances importantes
O Novorizontino tem a primeira grande chance do jogo. Aos 14 minutos do 1º tempo, Rômulo cruzou escanteio aberto e Neto Pessoa venceu Luan por cima. O atacante cabeceou firme, rasteiro, e obrigou Weverton a defender.
O Novorizontino chega mais uma vez com perigo. Aos 29, Rômulo contra-atacou em velocidade e tocou para Neto Pessoa na intermediária. O atacante finalizou cruzado e a bola passou bem perto do gol de Weverton.
Endrick abre o placar para o Palmeiras. Aos 8 minutos do 2º tempo, Mayke cruzou pela direita, Flaco López subiu mais alto que a defesa na segunda trave e escorregou para o meio. Endrick dominou, chutou no canto direito de Jordi e marcou para o Alviverde.
Rômulo arrisca de longa distância e quase marca. Aos 43 minutos da etapa final, Rômulo aproveitou bola que sobrou na entrada da área e chutou de longa distância, a bola passou com perigo para o gol de Weverton.
Estádio: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Público: 40.448Renda: R$ 3.497.749,50
Árbitra: Edna Alves Batista
Assistentes: Daniel Luis Marques e Rafael Tadeu Alves
VAR: Márcio Henrique de Góis
Cartões amarelos: Luisão Fabrício Daniel (NOV); Richard Rios (PAL)
Gol: Endrick, aos 8 minutos do 2º tempo (PAL)
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Luan e Murilo; Mayke, Aníbal Moreno, Zé Rafael (Gabriel Menino), Piquerez e Raphael Vega (Lázaro); Endrick (Rony) e Flaco López (Richard Ríos). T.: Abel Ferreira
NOVORIZONTINO
Jordan; César Martins, Luisão (Paulo Vitor) e Chico (Danilo Barcelos); Willeam Lepo, Geovane (Fabrício Daniel), Marlon, Reverso e Rômulo; Neto Pessoa (Lucca) e Waguininho (Rodrigo Soares). T.: Eduardo Baptista