Dia D contra câncer de próstata em Santos colhe cerca de 400 exames laboratoriais
Por Santa Portal em 25/11/2024 às 16:00
O Dia D da campanha do Novembro Azul contabilizou 391 coletas de exames laboratoriais no último sábado (23), quando onze policlínicas de Santos ficaram abertas com a intenção de atender o máximo de munícipes e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, com diversas ações. Também foram realizadas 206 consultas médicas, 240 de enfermagem e 94 odontológicas, além de testes de doenças sexualmente transmissíveis, atividades coletivas, palestras e muito mais.
A campanha do Novembro Azul segue até este sábado (30) nas policlínicas de Santos e é voltada para homens, travestis e mulheres trans de todas as idades, para que cuidem integralmente da saúde. Os exames laboratoriais para quem tem a partir de 45 anos incluem o PSA – antígeno prostático específico – cujo índice pode indicar a ocorrência do câncer de próstata.
O câncer de próstata é o mais prevalente nos homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, mais comum na população como um todo). O diagnóstico inicial aumenta as chances de cura.
As policlínicas também terão ações com foco em negros e pardos, em alusão ao mês da Consciência Negra.
Programação de todas as unidades durante o mês:
- Checkup de quem tem próstata: hemograma completo com plaquetas/colesterol total e frações/ureia e creatinina/TGO, TGP/TSH, T4/VDRL/BK.
- Checkup da população negra: eletroforese de hemoglobina/glicose 6 fosfato desidrogenase/hemograma completo com plaquetas/colesterol total e frações/ureia e creatinina/VDRL/incluir PSA se homem, mulher trans, ou travesti/ exame BK