Pais e mães protestam contra descredenciamento de clínica especializada em autismo pela Unimed
Por Santa Portal em 01/09/2025 às 16:00
Um grupo de pais e mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) realizou, na manhã desta segunda-feira (1º), uma manifestação em frente à sede da Unimed, em Santos, contra o descredenciamento da Clínica Matheus Álvares, referência em reabilitação infantil na região e na América Latina.
Segundo o advogado Tiago Matias, que atua na defesa dos direitos das pessoas autistas e neurodivergentes, o descredenciamento da clínica irá causar redução do tratamento e a mudança para outras clínicas, que oferecem menos horas de atendimento, o que as preocupa as famílias.
“A Clínica Matheus Álvares é a maior clínica hoje da América Latina, uma clínica que é respeitada e também tem equipes multidisciplinares que aplicam o método ABA [terapia comportamental aplicada, conforme a sigla em inglês]. As mães estão vendo a melhora dos seus filhos com esse tratamento, um tratamento adequado, com uma equipe de profissionais excelentes”, afirmou o advogado Tiago Matias, que atua na defesa dos direitos das pessoas autistas e neurodivergentes.
A Unimed, por sua vez, informou que a decisão foi tomada após criteriosa avaliação técnica, que identificou não conformidades nos padrões exigidos, com registros de insatisfação por parte de pais e responsáveis. Veja a nota na íntegra abaixo.
Matias também destacou a importância do acompanhamento intensivo para o desenvolvimento das crianças. “Só quem tem um familiar, um filho, alguém autista na família sabe como é difícil o desenvolvimento das crianças. Já que está havendo esse desenvolvimento através do tratamento na Clínica Matheus Álvares, as mães e os pais não querem que seus filhos saiam de lá”, afirmou.
“Quando as crianças faziam tratamento em outras clínicas, elas faziam no máximo de cinco a dez horas semanais. Hoje, elas fazem de 30 a 40 horas semanais, que é justamente o necessário para que elas consigam esse desenvolvimento”, reforçou o advogado.
O que diz a Unimed?
A Unimed Santos está em processo de descredenciamento de uma clínica que atende crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A decisão foi tomada após criteriosa avaliação técnica, que identificou não conformidades nos padrões exigidos, com registros de insatisfação por parte de pais e responsáveis.
A Unimed Santos entende que mudanças no atendimento podem gerar insegurança, especialmente em contextos tão sensíveis.
Mas, a decisão pela alteração de rede baseia-se em situações concretas e respeita plenamente normas do órgão regulador, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Todos os cuidados estão sendo adotados. A equipe técnica realizou tratativas preliminares com as clínicas especializadas que atendem a Unimed Santos.
Será assegurada a absorção dos atendimentos e a continuidade dos tratamentos e dos planos terapêuticos, respeitando-se os protocolos clínicos e as necessidades individuais de cada paciente.
O Serviço Social da Unimed acompanhará de forma individualizada todas as transferências, assegurando que o encaminhamentos a outros serviços ocorram com fluidez e acolhimento às famílias envolvidas.
A Unimed Santos está aberta ao diálogo com pais, responsáveis e entidades representativas, e segue à disposição para esclarecer dúvidas.
O objetivo é construir, sempre, soluções que promovam o bem-estar e o desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos.