06/07/2019

"Pai" da Bossa Nova, João Gilberto morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

Por #Santaportal e Agência Brasil em 06/07/2019 às 17:01

RIO DE JANEIRO – O cantor e compositor João Gilberto, considerado um dos pais da Bossa Nova, morreu na tarde deste sábado (6), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. O artista morreu após apresentar complicações durante um exame.

João Gilberto foi um dos mais influentes compositores da música brasileira. Ao lado de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros jovens cantores e compositores da zona sul do Rio, ele foi um dos responsáveis pelo surgimento da Bossa Nova, derivação do samba com influência do jazz, no final da década de 1950.

O artista, conhecido por sua reclusão e perfeccionismo, cimentou as bases da Bossa Nova com os discos Chega de Saudade (1959), O Amor, o Sorriso e a Flor (1960) e João Gilberto (1961). Chega de Saudade, de autoria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, é uma das músicas mais famosas tocadas por João Gilberto. O álbum jazz e bossa nova Getz/Gilberto (1964), uma parceria com o saxofonista estadunidense Stan Getz, foi premiado com o Grammy. Ele também fez composições próprias, como Bim-Bom e Oba-la-la.

Nos últimos anos, João Gilberto vinha sendo alvo da disputa dos seus filhos, Bebel Gilberto e João Marcelo, por sua tutela. Devido a problemas financeiros e de saúde do cantor, a filha dele Bebel Gilberto conseguiu a interdição do músico no último dia 15 de novembro. O processo corre em segredo de justiça na 5ª Vara de Órfãos e Sucessões do Rio de Janeiro.

O corpo de João Gilberto vai passar por uma autópsia para determinar a causa de sua morte.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.