Padre Julio Lancellotti fará benção especial à família de Ryan
Por Santa Portal em 09/11/2024 às 18:00
O padre Julio Lancellotti realizará, neste domingo (10), às 10h, uma benção especial à família de Ryan da Silva Andrade Santos, garoto de 4 anos morto durante uma operação policial no Morro São Bento, em Santos, na última terça-feira (5). A celebração será na Capela da Universidade São Judas, no bairro da Mooca, em São Paulo, com transmissão ao vivo por diversos canais de mídia.
A missa, que marca o 32º Domingo do Tempo Comum, contará com a presença da mãe e dos irmãos de Ryan, além de ativistas de direitos humanos que vêm demonstrando indignação pela atuação da Polícia Militar no velório do menino, última na quinta-feira (7) no Cemitério Municipal da Areia Branca, em Santos.
De acordo com testemunhas e defensores de direitos humanos, a Polícia Militar (PM) teria impedido a realização de um cortejo fúnebre no morro e exercido uma presença ostensiva em frente ao velório, o que resultou em tensões com familiares, parlamentares e o Ouvidor da Polícia, Professor Claudio Silva. “Este momento sagrado da despedida não pode ser violado pela polícia. Isso equivale a violar túmulos e, perigosamente, está se tornando uma política de governo”, declarou o ouvidor.
Em apoio à sacralidade desses ritos e em defesa da liberdade religiosa, o padre Julio Lancellotti fará uma menção especial durante a missa e convidou a família de Ryan e líderes de movimentos de direitos humanos para participarem da celebração. A missa também abrirá espaço para um momento de reflexão sobre a importância da inviolabilidade dos ritos fúnebres.
Campanha estadual pela liberdade de ritos religiosos
Após a celebração, representantes de direitos humanos e lideranças de movimentos inter-religiosos farão uma coletiva de imprensa para anunciar uma campanha estadual pela liberdade de ritos religiosos, a ser lançada em várias cidades do estado. A campanha, que se iniciará com missas de 7º dia em memória de Ryan Santos, busca defender a inviolabilidade dos ritos religiosos, especialmente os fúnebres, que têm sido alvo de desrespeito em regiões periféricas do estado de São Paulo.
A cerimônia do velório, considerada sagrada em muitas culturas e religiões, será o foco da campanha. Com raízes na Idade Média, o velório é uma ocasião de expressão de amor e de luto, onde familiares podem prestar sua última homenagem ao ente querido em um espaço inviolável. A iniciativa tem como objetivo preservar esse direito e combater práticas que violam o momento de despedida.
Serviço
Missa do 32º Domingo do Tempo Comum
Celebrante: Padre Julio Lancellotti
Data: 10 de novembro de 2024 (domingo)
Horário: 10h
Local: Capela da Universidade São Judas
Endereço: Rua Taquari, 546 – Mooca – São Paulo