Operação policial em Santos termina com um morto e versões conflitantes; VÍDEO

Por Santa Portal em 20/01/2023 às 06:00

Reprodução/Baixada Santista em Ação
Reprodução/Baixada Santista em Ação

Um jovem morreu e outro foi capturado durante incursão de policiais militares no Caminho São José, na Zona Noroeste, em Santos, por volta das 17h30 de quarta-feira (18). A operação também resultou na apreensão de um adolescente de 17 anos. Segundo os PMs, ele dispensou uma mochila contendo drogas.

A versão policial é contestada por um advogado. Ele exibiu na Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde a ocorrência foi apresentada pelos PMs por volta das 22 horas, vídeos compartilhados em redes sociais que colocam em dúvidas o socorro prestado pelos agentes a Vinicius Bezerra Alves Silva, de 20 anos.

Conforme o boletim de ocorrência, apesar da “baixa qualidade” das imagens, elas sugerem que um policial pode ter usado um tronco para afogar Vinicius no canal que separa as cidades de Santos e São Vicente. Um sargento que estava com esse pedaço de árvore negou qualquer irregularidade.

Esse policial entregou de forma informal na CPJ a gravação de sua COP – câmera operacional portátil, que é acoplada na parte frontal da farda. Segundo ele, a filmagem do equipamento pode esclarecer que utilizou o tronco para se mover na área de mangue e chegar até onde estava Vinicius.

Esse rapaz estaria com uma pistola calibre .40, que foi apreendida. Levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste, o acusado já chegou morto, não sendo apurada a causa do óbito. Segundo um médico, Vinicius apresentava apenas um ferimento na face interna da coxa esquerda, não compatível com disparo de arma de fogo.

Flagrante

Caio da Silva Rodrigues, de 25 anos, foi encaminhado à CPJ pelos policiais sob a acusação de estar armado e mirar na direção dos agentes. Um dos PMs diz que reagiu ao iminente ataque efetuando um disparo. Ninguém foi atingido, mas o tiro afugentou esse investigado e outros rapazes, que também estavam armados.

Na fuga, alguns acusados entraram no mangue e se refugiaram sob palafitas. Vinicius teria sido um deles. Localizado em um barraco, Caio já havia dispensado a arma ao ser preso. A delegada Cláudia Santana Barazal o autuou em flagrante, mas as investigações prosseguem e o caso pode sofrer reviravolta.

O advogado disse que mais vídeos da operação serão ofertados em momento oportuno. Os PMs escaparam ilesos e figuram na ocorrência como vítimas de tentativa de homicídio. O boletim de ocorrência também versa sobre tráfico de drogas e morte decorrente de intervenção policial.

De acordo com os agentes, na mochila dispensada pelo adolescente havia a quantia de R$ 1.030,25, três rádios de comunicação, 250 pedras de crack, dez porções de skunk (supermaconha), 409 porções de maconha, 292 pinos de cocaína, oito frascos de lança-perfume e um caderno com a contabilidade do tráfico de drogas. (EF)

Confira no vídeo abaixo:

Reprodução/Baixada Santista em Ação
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.