24/06/2021

Operação Narco prende envolvidos com tráfico e desmantela rede de estelionato

Por Rodrigo Martins em 24/06/2021 às 17:41

#Santaportal
#Santaportal

O Deinter-6 de Santos participou da Operação Narco Brasil, com o objetivo de combater o tráfico de drogas nas regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Ao todo, 172 pessoas foram presas (59 em flagrante delito, além de 113 mandados que foram cumpridos) e 64,7 kg de drogas foram apreendidos. Dentre as ações da Polícia Civil, uma rede de estelionato foi desmantelada em Mongaguá.

Segundo o delegado Carlos Henrique Fogolin, que integra a Seccional de Praia Grande, um escritório especializado em golpes financeiros foi descoberto no bairro Jardim Santana.  “Policiais chegaram para cumprir mandado após dois meses de investigação e encontramos oito pessoas trabalhando, separadas em cabines. Esse grupo fez vítimas em todo o Brasil. Eles tinham todas as informações das pessoas e entravam em contato com elas, para aplicarem fraudes bancárias. Eles pediam para as pessoas instalarem um módulo de segurança no smartphone e, com base nisso, eles invadiam o aparelho da pessoa e subtraiam toda a quantidade de dinheiro”, disse.

Fogolin conta que 30 pessoas trabalhavam na quadrilha e o dinheiro era repassado para contas de laranjas. “Os criminosos que aplicavam os golpes recebiam 10% do valor subtraído de cada operação. O dinheiro era repassado para contas de laranjas. Oito pessoas foram presas em flagrante e autuadas por estelionato e organização criminosa. Agora estamos em busca de identificar pessoas que tenham sido vítimas desse tipo de fraude”, afirmou.

Apreensão de drogas


O diretor do Deinter-6, Manoel Gatto Neto, fez um balanço da operação. “A operação foi realizada durante todo o mês de junho e hoje foi o Dia D. Cumprimos mandados de prisão por uso indevido e tráfico de drogas. Apreendemos 65 kg de drogas, 5.500 comprimidos de ecstasy, além de cocaína, haxixe, crack e LSD. Também foram combatidas ocorrências correlatas, como crime organizado e contra o patrimônio”, destacou.

Sobre a carga de ecstasy, o delegado do Deic, Renato Mazagão explicou que a Polícia Civil está identificando os responsáveis pela droga. “Uma grande quantidade de ecstasy foi apreendida e estamos procurando identificar o proprietário da droga, em Guarujá. Ninguém foi preso, mas estamos em desenvolvimento da investigação e temos várias operações em andamento para chegar até o responsável ou responsáveis”, comentou.

Dentre essas ações da Polícia Civil na região, foi encontrada uma plantação de maconha em Cubatão. “Fizemos um levantamento e conseguimos apreender mais de 20 kg de sementes de maconha, (as sementes estavam) escondidas em tonéis, em uma área de matagal. Retiramos essas sementes que estavam prontas para serem preparadas para o plantio. Recentemente estamos notando o aumento desse tipo de crime (plantio de maconha) na região”, explicou o delegado seccional Flávio Ruiz Gastaldi, delegado seccional de Praia Grande e Santos.

Suspeito de latrocínio


Durante a Operação Narco, a Polícia Civil também prendeu um suspeito de envolvimento em um latrocínio em abril desse ano, em Cubatão. Dois criminosos invadiram um comércio, entraram em luta corporal com o dono do estabelecimento ao tentarem roubar o local. O comerciante foi morto com um tiro. Um terceiro envolvido no crime estava sendo procurado.

“Na época do crime tínhamos conseguido prender os dois que estavam no dia da ação, mas precisávamos chegar ao terceiro, que foi o responsável por planejar o crime. Ontem prendemos esse terceiro indivíduo. Conseguimos apurar que eles tinham feito um cativeiro e o objetivo era arrecadar dinheiro com o sequestro do comerciante. Por esse crime, ele foi autuado por extorsão mediante sequestro qualificado pela circunstância morte”, concluiu Gastaldi.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.