Obras nos morros da Penha e Fontana, em Santos, estão em fase final

Por Santa Portal em 24/12/2022 às 08:00

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

Com mais de 70% dos serviços concluídos, a Prefeitura de Santos finaliza, este mês, os trabalhos de contenção da encosta da Rua 1, altura do número 3.483, no Morro da Penha, onde ocorreu queda parcial de um bambuzal de grande porte. Já em janeiro, está previsto o término das obras de contenção da encosta junto ao número 56 da Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, no Morro do Fontana, ponto em que um deslizamento provocou colapso em antigo muro de pedra.

Essas são duas das intervenções promovidas pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) para garantir mais segurança aos moradores dos morros, que integram o pacote de seis obras em andamento na parte alta da Cidade realizado pela pasta.

São serviços preventivos, de manutenção, reformas e obras de menor complexidade, sempre em parceria com a Defesa Civil, que faz um mapeamento das áreas de risco. De acordo com o titular da Seserp, Vagner Ramos, das 39 previstas para essas áreas da Cidade desde 2021, 33 já foram concluídas.

Também este mês, serão entregues os serviços de recuperação e reconstrução de passeios e corrimãos, estabilização de talude e a adequação da rede de drenagem da Rua José Fernandes Cruz, no Morro Jabaquara, obra que está 97% concluída. Na semana passada, foram finalizados os serviços de contenção de encosta e reconstrução de passeios na Rua 8, 108, no Morro da Penha, local com risco em função de movimentação do talude provocada pela queda parcial de um bambuzal de grande porte.

Já foram executados na Rua 1, 3.483, no Morro da Penha, os serviços de remoção do bambuzal, que apresentou queda parcial, colocando em risco a estabilidade da área.

De acordo com o engenheiro Ricardo Carvalho, da Prefeitura Regional dos Morros, responsável pelo acompanhamento dos serviços, a empresa Stagliorio Engenharia Ltda. está na etapa final de construção do muro de arrimo.

“Os serviços incluem a remoção controlada do bambuzal, a estabilização do talude e a remoção de uma construção em risco geológico, já descaracterizada, existente próxima à crista do talude, solicitada pelo Departamento de Proteção e Defesa Civil,” explicou.

As intervenções deverão ser finalizadas este mês, dependendo das condições climáticas, e representam um investimento de  R$ 214.460,76.

Equipes da empresa Alerty Ltda. estão atuando nos serviços de contenção de encostas na Rua Nossa Senhora do Monte Serrat, 56, Morro do Fontana. O local registrou deslizamento que provocou o colapso do antigo muro de pedra seca que separava a rua dos lotes particulares.

“As intervenções contemplam a demolição controlada do antigo muro e a execução de um novo muro de arrimo, em concreto armado”, afirmou Ricardo Carvalho. Os serviços começaram com o fechamento parcial da via e a remoção de trecho de asfalto e sarjeta para execução da base do muro. Ambos serão recompostos no final.

Conforme explicou o engenheiro, os trabalhos sofreram interrupção momentânea, tendo em vista a constatação de uma interferência com a rede de abastecimento de água. A Sabesp encontra-se no local providenciando o remanejamento.

Os serviços têm prazo de conclusão em janeiro, após quatro meses de trabalhos, e representam um investimento de R$ 155.525,09.

Encontram-se também em andamento as seguintes obras nos morros: Rua 13, proximidades da Rua 8, Morro Santa Maria, e Rua 6, Vila Progresso, Morro da Nova Cintra, além de manutenção das escadas em várias localidades.

A Cidade ainda tem 12 grandes obras, de contenção e drenagem, que devem ser iniciadas no próximo ano e estão atualmente em processo licitatório, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.