02/10/2022

OAB Santos lança campanha de ações para o Outubro Rosa

Por Santa Portal em 02/10/2022 às 13:30

Imagem ilustrativa/Unsplash
Imagem ilustrativa/Unsplash

A OAB Santos lança na próxima quinta feira (6) a Campanha que inicia as ações para o Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e combate ao Câncer de Mama.

“Seu corpo merece atenção” é o nome escolhido para esta ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Santos e planejada para chamar atenção da sociedade sobre o câncer de mama, tanto na mulher como no homem.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimam-se 66.280 novos casos em 2022. Com relação à mulher, esses números representam incidência de 43,74 casos por 100 mil pacientes.

Mesmo com a individualidade de cada caso, um sinal clássico do câncer de mama é o surgimento de alterações, como pequenos nódulos. Lembrando que podem ser benignos, a consulta com um mastologista, ao notar qualquer sinal estranho, continua opção que pode tratar já o início da doença.

Por isso, a importância do autoexame regular das mamas, uma forma de conhecer sua anatomia e que permite identificar qualquer alteração, assim que surjam.

Homem pode ter câncer mama? Sim

De acordo com a American Cancer Society, o câncer de mama no homem segue alguns fatores de risco, como no câncer feminino: parentes próximos com a doença. Mas também são sujeitos à doença pacientes que fizeram radioterapia da parede torácica para outras doenças, por exemplo, linfoma, têm maior risco de desenvolver câncer de mama.

Homens com doenças no fígado, como cirrose, têm níveis relativamente baixos de andrógenos e níveis mais altos de estrogênio. Eles podem apresentar ginecomastia e, portanto, risco aumentado de câncer de mama.

A obesidade é outro fator predisponente, uma vez que as células de gordura do corpo convertem os hormônios masculinos (andrógenos) em hormônios femininos (estrogênios). Isso significa que os homens obesos têm níveis mais altos de estrogênio em seu corpo.

A falta de informação a respeito da neoplasia em pessoas do sexo masculino, o tabu relacionado ao autocuidado em saúde entre os homens e o preconceito sofrido por pacientes acometidos pela doença quase exclusivamente feminina, colocam um panorama nocivo, de diagnósticos quase sempre em estágios avançados e que muitas vezes não permitem a cura ou o controle da doença.

O fator hormonal chama atenção no caso das novas identidades de gênero, pessoas transexuais ou transgêneros, que necessitam de altas doses de estrogênios como parte do processo de mudança de sexo, também precisam ficar atentas à doença. Embora não se tenha pesquisas consolidadas nesse assunto, deve-se ficar alerta para o risco câncer de mama.

Ao sinal de dor, sensibilidade, caroços ou o aumento do volume das mamas, é fundamental procurar imediatamente ajuda médica.

Para quem faz uso de anabolizantes

Todos os hormônios anabolizantes são metabolizados e processados no fígado, tendo como produtos finais o estrogênio e derivados, que atuam na mama fazendo o que se chama de estímulo à proliferação do tecido mamário. Como esse crescimento está sendo superestimado por hormônios, também se têm um risco aumentado ao câncer de mama.

Esforço de informação e prevenção

A OAB Santos reuniu, para a Campanha Seu corpo merece atenção suas Comissões de Direito da Moda, da Mulher Advogada, da Pessoa Idosa, de Direito Médico e Saúde, de Diversidade Sexual e de Gênero e de Saúde, que estarão presentes para informações jurídicas de pacientes e familiares.

Além do apoio da Prefeitura, a Campanha vai envolver instituições como a ASI (Associação Santa Isabel de Combate ao Câncer); Projeto Ka Ora –  remando na recuperação do câncer de mama e ASFAR (Associação da Família dos Rotarianos).

A Campanha contará ainda, com tendas para apresentação de serviços e materiais como tecidos e roupas sustentáveis que não agridem o corpo da mulher durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia); tatuagem de harmonização de mamilo pós cirurgia; perucas e prótese capilar, entre outros.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.