Novos reforços da equipe de natação da Unisanta são apresentados
Por Marcela Morone em 22/02/2024 às 16:00
Aimê Louise, Stephanie Balduccini, Evandro Silva, Pedro Motta e Tiago Sena são os novos nomes que integram a equipe sênior de natação da Unisanta. Os atletas foram apresentados na manhã desta quinta-feira (22), no Consistório da Universidade, em Santos.
Os novos atletas vão disputar a seletiva olímpica e as demais competições ao longo do ano. Na apresentação, também estiveram presentes os nadadores que representaram o Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, no Catar: Gabi Roncatto, Mafê Costa, Beatriz Dizzoti e Guilherme Cachorrão.
O presidente do Conselho Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, e a reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, elogiaram os resultados a equipe ceciliana no Mundial e mostraram entusiasmo com as novas contratações.
“O que o Brasil vem desenvolvendo através dos trabalhos técnicos, das comissões multidisciplinares, dos estudos que estão sendo desenvolvidos e daquilo que está sendo colocado em prática de acordo com o perfil dos nadadores, fazem com que todos os sonhos de dirigentes e de nadadores estejam tão próximos de serem alcançados”, disse Teixeira.
“Sabemos que todo esse sacrifício, que não é do momento, mas de uma grande travessia para qual os nadadores se preparam com muito brilho e tenacidade”, complementou Sílvia.
Ana Marcela Cunha, Léo de Deus e Stephanie Balduccini não compareceram à cerimônia pois estão se preparando para competições.
Saiba mais sobre as novas contratações:
Stephanie Balduccini
- Campeã Sul-Americana Absoluta e de categoria
- Campeã Brasileira Absoluta e de categoria
- Recordista Brasileira Absoluta de jardas nos 100m e 200m livre, e 200m medley
- Recordista brasileira de categoria em diversas provas
- Atleta-estudante na University of Michigan em Ann Arbor
- Semifinalista em Mundial no 100m e 200m livre
- 10ª no mundo em 2022 nos 100m livre, no Mundial de Budapeste
“Neste ano olímpico, eu espero me classificar e representar bem o Brasil e até mesmo conseguir uma final olímpica, quem sabe”, disse a atleta, por meio de mensagem de vídeo.
Aimê Louise
- – Tetracampeã e recordista no 50m livre no Troféu Internacional Chico Piscina
- – Campeã e recordista brasileira e sul-americana de categoria
- – Campeã no 4x100m livre no Troféu Brasil
- – Finalista A de Brasileiro Absoluto (4° lugar no 50m livre)
“É uma ano muito importante, ano olímpico, a classificativa tá chegando e conto com a torcida de todo mundo”
Evandro Silva
- – Campeão Brasileiro Sênior 100m peito, Vice-Campeão 200m peito – Rio de Janeiro, 2023
- – Campeão e recordista de Campeonato Sul Americano ODESUR 100m, 200m peito, 4×100 medley e 4×100 medley misto – Paraguai 2022
- – Campeão 100m peito, 200m peito e 200m medley. Atleta mais eficiente – Campeonato Brasileiro Sênior Rio de Janeiro 2021
- – Campeão e recordista de campeonato Sul Americano Absoluto – Trujillo, Peru 2018
- – Campeão e Atleta mais eficiente – Open CBDA CORREIOS – Porto Alegre, Rio Grande do Sul 2018
- – Campeão Coastal Collegiate Swimming Association Swimming and Diving Championships, Division I – Knoxville, Tennessee. 2014
“A gente está nessa reta final para a seletiva olímpica que vai acontecer agora em maio e a equipe está muito bem, está confiante. A gente está muito feliz, tanto eu quanto todo mundo que está vindo agora”,
Pedro Motta
- – Campeão brasileiro e recordista de categoria
- – Final de Mundial Junior, em revezamento
- – 3º lugar 50m costas – Troféu José Finkel
- – 3º lugar 50m e 100m costas – Sul Americano Absoluto
- – 4º lugar – Troféu Brasil
- – Campeão Paulista e recordista Paulista
“Estou muito feliz de representar a Unisanta, que tem muitos atletas renomados. Minha expectativa é melhorar meus tempos [de prova] e a ajudar a Unisanta nas classificações e nas principais competições”
Tago Sena
- – Campeão 4x100m livre – Troféu Maria Lenk
- – Vice Campeão 4x100m livre – Troféu José Finkel
- – 5° Colocado 50m borboleta – Troféu José Finkel
- – 6° Colocado 100m costas – Troféu José Finkel
- – Vice campeão 50m livre – Paulista
“O clima está muito bom, todo dia durante o treino dou várias risadas. O clima tá bem descontraído, e não deixando de nadar forte, que é importante também”
Mundial de Doha
Gabi Roncatto, Mafê Costa, Beatriz Dizzoti e Guilherme Cachorrão foram recepcionados calorosamente após conquistarem vagas olímpicas e recordes sul-americanos no Mundial de Doha. O Brasil encerrou sua participação no último dia 18.
O Brasil obteve a única medalha no Mundial com Ana Marcela Cunha, que conquistou o bronze na prova de 5km da Maratona Aquática. A atleta renovou seu contrato com a Unisanta e permanece na equipe ceciliana para Paris-2024.
Na natação, cinco revezamentos garantiram vaga olímpica. O Brasil obteve as classificações nos revezamentos 4x100m e 4×200 feminino e masculino.
Nas provas individuais, Mafê Costa e Gabi Roncatto alcançaram finais inéditas para o Brasil. Stephanie Balduccini também foi à final individual dos 100m livre e Mafê estabeleceu novos recordes sul-americanos nos 200m e 400m livre.
Habituado a competir nas finais 800 e 1500m livre, Guilherme Costa conseguiu uma final inédita nos 200m livre.