20/03/2018

Novo suspeito de febre amarela mora em área onde foram encontrados macacos mortos

Por #Santaportal em 20/03/2018 às 16:26

SAÚDE – Mais uma suspeita de febre amarela surge em Peruíbe. O novo suspeito da febre amarela é um homem de 45 anos, que foi vacinado no último dia 5.

O homem é morador do bairro Guaraú, considerado parte da área rural do município, onde foram achados macacos mortos. A vítima está internada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, onde foram coletados exames.

Caso Recente
Outro caso recente de morte suspeita da doença apareceu no último dia 25. Desta vez, a vítima foi uma criança de 3 anos de idade. O caso está sendo investigado pela Secretaria de Saúde de Santos. A suspeita do órgão municipal é que o óbito tenha sido causado por uma reação do garoto à vacina contra a febre amarela.

A investigação sobre as causas da morte do menino começou após o pediatra que tratou da criança ter procurado a Secretaria de Saúde, atendendo a um pedido feito pela família do garoto.

De acordo com a Prefeitura, o menino foi vacinado no dia 17 de fevereiro, na Policlínica do Gonzaga. Cinco dias depois, ele deu entrada no Pronto Socorro da Unimed, apresentando febre alta. Mais tarde, o garoto foi encaminhado para o Hospital Infantil Gonzaga, de onde foi transferido para a UTI da Santa Casa de Santos. A criança ficou internada na Santa Casa até o dia em que morreu.

O atestado de óbito apontou que a morte teria sido por causa de uma lesão encefálica anóxica. No entanto, após a análise, o pediatra que atendeu o menino na rede particular levantou a hipótese de o óbito ter acontecido em decorrência do desenvolvimento de uma encefalite, que é uma inflação aguda do cérebro, depois da aplicação da vacina.

Vacinação – Baixada Santista
A última vacinação contra a febre amarela aconteceu no último sábado (17), organizada pela Prefeitura de Santos. Com a ação, foram imunizados: 661 munícipes nos postos montados na Policlínica do Monte Serrat (267 doses), subida do Morro Santa Terezinha (200) e na Sociedade de Melhoramentos do Piratininga (194). A imunização segue de segunda a sexta, das 9h às 16h, em 22 policlínicas da Cidade enquanto durarem os estoques das unidades.

O Monte Serrat e o Morro Santa Terezinha foram contemplados com a vacinação, de forma preventiva, por causa dos macacos encontrados mortos nesta semana. As amostras dos animais foram encaminhadas para análise do Instituto Adolfo Lutz – laboratório referência do governo estadual – para confirmar ou descartar a infecção por febre amarela. Já o posto no Piratininga (Zona Noroeste), teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal naquela região.

Desde 25 de janeiro, quando teve início a campanha preventiva em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde, encerrada nesta sexta-feira (16), já foram vacinadas 132.434 pessoas em Santos. Contabilizando desde 1º de janeiro foram mais de 140 mil pessoas vacinadas no Município em 2018.

Brasil
Entre 1º de julho de 2017 e 28 de fevereiro de 2018, foram confirmados 723 casos da doença no país, que resultaram em 237 mortes. No período equivalente do ano anterior, entre julho de 2016 e 28 fevereiro de 2017, foram confirmados 576 casos e 184 óbitos.

Ao todo, 2.867 casos suspeitos foram notificados. Destes, 1.359 foram descartados e 785 ainda estão sendo investigados.

A febre amarela é uma doença sazonal, com maior número de casos no verão, e segundo o Ministério da Saúde, apesar de o número de casos no atual período de monitoramento ser superior à sazonalidade passada, a incidência da doença entre a população caiu. No período de monitoramento 2017/2018, a incidência da febre amarela foi de 2,2 casos para 100 mil/habitantes, enquanto na sazonalidade passada, 2016/2017, a incidência foi 7,1/100 mil habitantes.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.