Nova base do Samu de Praia Grande será inaugurada na quinta-feira
Por Santa Portal em 08/08/2023 às 16:00
A nova base descentralizada do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) de Praia Grande, localizada no bairro Maracanã, será inaugurada na próxima quinta-feira (10). O importante equipamento público fortalecerá ainda mais a estrutura de Saúde do Município, ampliando o acesso da população e agilizando os atendimentos de urgência e emergência em Praia Grande.
A unidade possui instalações modernas e proporcionarão maior conforto aos trabalhadores. A área total da base é de 855 metros quadrados, com 121 metros quadrados de área construída de edifício e outros 333 metros quadrados de área de estacionamento. O local conta com duas salas de repouso, copa, almoxarifado, sala de rádio, sala de convivência, área de limpeza e de expurgo. Contemplam ainda 16 vagas de estacionamento para as ambulâncias e duas para veículos da Defesa Civil.
A base do Samu no Maracanã se somará às outras três já existentes nos bairros Samambaia, Quietude e Boqueirão, aumentando ainda mais a oferta deste serviço aos munícipes. “A nova base do Samu oferecerá à Cidade uma dinâmica diferenciada de atendimento deste serviço, beneficiando diretamente a população. O Município busca também proporcionar a melhor estrutura possível para os nossos profissionais”, declara a prefeita Raquel Chini.
Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, a nova unidade vai agilizar ainda mais o atendimento das equipes em casos de urgência e emergência. “Esse equipamento vai permitir que melhoremos ainda mais o tempo-resposta das chamadas do Samu, pois, quanto mais próximo da população, mais rápido é o atendimento. Essa base é uma das mais equipadas do país, vai ser um marco na saúde pré-hospitalar da Cidade”, afirma.
O novo equipamento contará inicialmente com duas ambulâncias e 16 profissionais, sendo oito responsáveis técnicos e oito condutores, que vão se revezar nos plantões. O Município aumenta, assim, a sua frota para um total de 11 ambulâncias e uma motolância para o atendimento da população. O Município conta também com sete Unidades de Transporte de Saúde (UTS) para o transporte e remoção de pacientes que atendem critérios específicos, como estarem acamados ou ainda serem oxigênio dependentes. Os atendidos devem possuir laudos para usufruírem do serviço.