Nova base do Samu de Praia Grande será inaugurada na quinta-feira

Por Santa Portal em 08/08/2023 às 16:00

Divulgação/Richard Aldrin/Prefeitura de PG
Divulgação/Richard Aldrin/Prefeitura de PG

A nova base descentralizada do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) de Praia Grande, localizada no bairro Maracanã, será inaugurada na próxima quinta-feira (10). O importante equipamento público fortalecerá ainda mais a estrutura de Saúde do Município, ampliando o acesso da população e agilizando os atendimentos de urgência e emergência em Praia Grande.

A unidade possui instalações modernas e proporcionarão maior conforto aos trabalhadores. A área total da base é de 855 metros quadrados, com 121 metros quadrados de área construída de edifício e outros 333 metros quadrados de área de estacionamento. O local conta com duas salas de repouso, copa, almoxarifado, sala de rádio, sala de convivência, área de limpeza e de expurgo. Contemplam ainda 16 vagas de estacionamento para as ambulâncias e duas para veículos da Defesa Civil.

A base do Samu no Maracanã se somará às outras três já existentes nos bairros Samambaia, Quietude e Boqueirão, aumentando ainda mais a oferta deste serviço aos munícipes. “A nova base do Samu oferecerá à Cidade uma dinâmica diferenciada de atendimento deste serviço, beneficiando diretamente a população. O Município busca também proporcionar a melhor estrutura possível para os nossos profissionais”, declara a prefeita Raquel Chini.

Segundo o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, a nova unidade vai agilizar ainda mais o atendimento das equipes em casos de urgência e emergência. “Esse equipamento vai permitir que melhoremos ainda mais o tempo-resposta das chamadas do Samu, pois, quanto mais próximo da população, mais rápido é o atendimento. Essa base é uma das mais equipadas do país, vai ser um marco na saúde pré-hospitalar da Cidade”, afirma.

O novo equipamento contará inicialmente com duas ambulâncias e 16 profissionais, sendo oito responsáveis técnicos e oito condutores, que vão se revezar nos plantões. O Município aumenta, assim, a sua frota para um total de 11 ambulâncias e uma motolância para o atendimento da população. O Município conta também com sete Unidades de Transporte de Saúde (UTS) para o transporte e remoção de pacientes que atendem critérios específicos, como estarem acamados ou ainda serem oxigênio dependentes. Os atendidos devem possuir laudos para usufruírem do serviço.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.