Com a 10 de Pelé, Neymar é abraçado pela torcida na volta ao Santos: "Temos muita coisa para viver"
Por Santa Portal e Folha Press em 31/01/2025 às 20:34
![Raul Baretta/Divulgação Santos FC](https://santaportal.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/02/neyfoto.jpg)
Com uma grande festa da torcida santista, que enfrentou as fortes chuvas que caíram na região nesta sexta-feira (31), Neymar foi apresentado na Vila Belmiro. Em um roteiro emocionante, o ápice foi a chegada do craque ao gramado da Vila, com um grande show pirotécnico e um verdadeiro êxtase dos torcedores alvinegros, que não seguraram a emoção ao reverem o ídolo voltando ao Peixe.
Os santistas encheram as arquibancadas e fizeram uma grande festa para receber de volta o craque, que saiu em 2013 rumo ao Barcelona (Espanha). O clube estimou que mais de 12 mil torcedores estiveram presentes na celebração.
Desde cedo, os arredores da Vila Belmiro estavam repletos de torcedores. Entusiasmada, a torcida também lotou a Santos Store, loja oficial que fica no estádio do clube, atrás de camisas com o número 10 e o nome de Neymar.
Por volta das 17h20, artistas que são torcedores do clube começaram a se apresentar. Nomes como Vavá e Márcio, MC Bin, MC GP, KayBlack, Supla e Mano Brown animaram o público que resistiu a um verdadeiro temporal desta sexta na Baixada Santista. O último a se apresentar foi Projota, com o seu sucesso ‘Muleque de Vila’, preparando o a torcida para o ponto mais alto da festa.
Atletas que atuaram com Neymar por clubes e pela seleção brasileira, como Vinicius Junior, Rodrygo, Iniesta, Suárez, Piqué e Buffon, mandaram vídeos transmitidos no telão, desejando boa sorte ao jogador na nova fase. Houve também uma mensagem da Rainha Marta e de Falcão, Rei do Futsal – curiosamente, os dois também jogaram pelo Santos.
Enquanto isso, nas arquibancadas da Vila, crescia a expectativa. O sentimento era de euforia pela volta do craque, com torcedores entoando a plenos pulmões o nome do jogador a todo momento.
“O Neymar ainda tem muito futebol para mostrar e para ensinar à molecada que está chegando. Vai dar um incentivo para eles lutarem mais por este manto, que é pesado, bonito e vale a pena carregar no peito”, afirmou Cláudia de Souza, de 41 anos, que viajou de São Paulo acompanhada da irmã e do filho para acompanhar a apresentação.
“É a realização de um sonho. Antes, só o via pela TV, não tinha idade nem dinheiro para vir, e hoje tive essa oportunidade”, afirmou Guilherme Marques, 31, que chegou de Londrina pela manhã à cidade praiana com a namorada.
No momento mais aguardado da festa, Neymar foi recebido com uma grande queima de fogos, que iluminaram o céu. Sem conter a saudade do ídolo, a torcida foi ao delírio com a entrada de Neymar no gramado da Vila, ao lado de Edinho, filho do Rei Pelé, e do presidente Marcelo Teixeira.
Foto: Raul Baretta/Divulgação Santos FC
No palco montado no centro do gramado, ao ter o seu nome entoado por todo o estádio, o craque não segurou as lágrimas e chorou. Em suas primeiras palavras no retorno ao Santos, Neymar, que estava com a faixa “100% Jesus” na cabeça, prometeu lutar para recolocar o Peixe no topo.
“Falei ali dentro que quando era menino, pisei na Vila Belmiro com essa faixa aqui. Não podia deixar de voltar assim. Estou muito contente, muito feliz. Vivemos muitos momentos lindos aqui. Tenho certeza que ainda temos muita coisa para viver. Se depender de mim, do amor e do carinho que tenho por esse clube, não vai faltar força, garra, determinação, fé e, obviamente, muita ousadia”, afirmou.
Chegada ao Brasil
Neymar chegou nesta sexta ao Brasil para iniciar sua segunda passagem pelo Santos. O atacante, de 32 anos, desembarcou pela manhã no aeroporto de São Roque, no interior de São Paulo, após voo fretado que partiu de Riad, na Arábia Saudita.
O jogador, então, pegou um helicóptero que sobrevoou pontos da cidade de São Paulo, como o estádio do Pacaembu, e o litoral paulista, antes de seguir para Santos, onde assinaria contrato com o clube praiano.
No momento da assinatura, o presidente Marcelo Teixeira entregou a camisa 11 ao craque, numeração que o jogador usou na equipe antes de sair. Na volta ao Santos, no entanto, Neymar usará a 10, eternizada por Pelé e deixada sem dono durante a disputa da Série B, em 2024.
“Você começou com a 7. Depois, fez história com a 11. Vou te dar agora na assinatura sua camisa tradicional, a 11. Agora, vamos lá na sua casa para você pegar a 10”, disse Teixeira.