Nebulização contra o Aedes atinge 105 quadras em três bairros de Santos

Por #Santaportal em 26/03/2021 às 07:43

SANTOS – Os agentes da Seção de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde terminaram, nesta quinta-feira (25), a aplicação de inseticida por nebulização no São Manoel e em parte dos bairros Embaré e Macuco, visando combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. A ação começou na terça-feira (23) e atingiu 105 quadras.

A aplicação do produto ocorreu em 75 quadras dos bairros Embaré e Macuco, incluindo toda área inserida entre as avenidas Pedro Lessa, Senador Dantas, Siqueira Campos, Mário Covas Júnior (ex-Avenida Portuária) e Almirante Cóchrane. E nas 30 quadras do São Manoel, na Zona Noroeste. Esta nebulização foi do tipo fumacê, usando um carro para dispersar o inseticida no São Manoel, e outro veículo percorrendo partes do Embaré e Macuco.

Santos registrou neste ano 383 casos de chikungunya e 195 de dengue – nenhum de zika. O último registro de febre amarela urbana data da década de 1940.

Entenda a nebulização

A nebulização com o fumacê difere das outras quatro realizadas em Santos este ano – Estuário, Ponta da Praia, Macuco e Gonzaga. Nas anteriores, o produto era dispersado com um equipamento costal colocado nos agentes. Trata-se de uma aplicação mais direta, direcionada a pontos como ralos e vasos com plantas. Neste caso, a recomendação é para que o morador saia da residência por 30 minutos.

Já na nebulização com o fumacê, como a realizada esta semana, o morador não precisa sair de casa. O veículo passa três vezes no mesmo local para ter eficácia. É pedido ao morador que deixe portas e janelas abertas e, se possível, que levante a colcha da cama.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.