15/09/2022

Natação da Unisanta fecha 3º dia do Troféu José Finkel com duas medalhas

Por Marcela Ferreira em 15/09/2022 às 21:17

Reprodução
Reprodução

O terceiro dia do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2022, realizado em Recife, teve duas medalhas conquistadas por nadadores da Unisanta nesta quinta-feira (15). Léo de Deus foi bronze nos 200m borboleta masculino, e Guilherme Bassetto conquistou prata nos 50m costas.

Guilherme Bassetto garantiu o segundo lugar no pódio, levando medalha de prata na modalidade 50m costas. Apesar da boa pontuação, o nadador não conseguiu entrar para o índice mundial. “É um gostinho um pouco amargo, porque eu estava muito preparado para conseguir o índice mundial, depois de estar representando o Brasil mais uma vez, é o tempo que eu já tenho no índice, então foi um pouco frustrante não poder estar ingressando na seleção de novo.” 

Apesar disso, o nadador se sente grato pela colocação. “Estou feliz em levar a prata para a Unisanta. Na piscina curta, a gente precisa um pouco mais de fundamento, na parte de força e explosão, bem mais importante do que na piscina longa. Eu particularmente tenho uma facilidade para isso, então acabo preferindo nadar em piscina curta do que na longa, mas dessa vez não saiu. Faz parte, e estou pronto para, nas próximas provas, representar a Unisanta da melhor maneira possível e subir no pódio novamente”, completou.

Léo de Deus, que levou o bronze nos 200m borboleta nesta quinta, comemorou a colocação. “Foi uma prova legal. Eu tentei ao máximo estar perto, mas pela fase de trabalho ainda fica um pouquinho difícil de ter velocidade, minha perna ainda precisa descansar um pouco mais. Mas foi mais uma medalha, nos 200m costas, prata, e hoje bronze, e amanhã tem os 100m costas.”

Léo de Deus Troféu José Finkel
(Foto: Reprodução)

Ele ainda promete mais conquistas. “Vou buscar mais uma medalha pro Santa. Meus resultados de piscina curta são um pouco piores do que de piscina longa, tanto a nível nacional quanto a nível internacional, mas o importante é estar sempre competitivo, estar entre os três primeiros do Brasil, e isso é o mais legal, representar o Santa e trazer as medalhas para casa”.

Outros medalhistas

Jhennifer Conceição e João Gomes Junior foram os grandes destaques desta quinta-feira (15), terceiro dia de Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2022, realizado em Recife. A dupla do Pinheiros alcançaram recorde sul-americano e índice para o Mundial, respectivamente.

Jhennifer Conceição já era detentora do recorde sul-americano da prova. Na piscina do Complexo Aquático Santos Dumont, a atleta, que representa o Pinheiros e finalista no último Campeonato Mundial em Budapeste, nadou os 50m peito para 29s87 e estabeleceu a nova marca do continente.

“Feliz com a marca, mas, claro, nadei para alcançar o índice. Acredito que esse meu tempo esteja entre os melhores do último Mundial. Porém, é muito importante para mim mais um recorde sul-americano e para o clube também”, disse Jhennifer.

Na versão masculina da prova, João Gomes Junior, que também disputou o Campeonato Mundial de Budapeste, nadou para 25s86 e alcançou índice para a disputa de mais um Mundial de piscina curta. Ele, agora, se junta a Leonardo Santos e Caio Pumputis, também do Pinheiros, na seleção brasileira para Melbourne.

“Muito feliz com a marca. Gostaria de agradecer ao Pinheiros, toda equipe de apoio e ao povo de Recife que nos recebe muito bem aqui. O calor humano é muito bom. Não virei muito bem, mas, aos 36 anos, a gente continua aprendendo. O esporte é isso”, falou João.

Vitória e emoção. Assim pode ser resumida a noite de Etiene Medeiros. Um dos maiores nomes da história da Natação brasileira e única campeã Mundial em piscina, a nadadora do Sesi venceu os 50m costas com 26s30. Na entrevista pós-prova, emocionou-se ao ver a comemoração do público pernambucano e encontrar seu primeiro treinador, João Reinaldo Nikita.

“Eu nunca imaginei ver uma competição desse porte aqui no meu Estado. Ver a emoção das pessoas aqui, pessoas queridas, que amo muito. Se tem uma palavra que define a minha carreira no esporte é amor. Muito feliz de voltar a nadar, exatamente um ano após a minha cirurgia, então é um momento muito especial”, falou Etiene.

Sobre o campeonato

A TV CBDA e o Canal Olímpico do Brasil transmitem o Troféu José Finkel 2022 ao vivo. As eliminatórias estão marcadas para 9h30 e as finais para às 18h30. A competição segue nesta sexta-feira com eliminatórias às 9h30 e finais às 18h30. O evento é totalmente aberto ao público e tem entrada gratuita.

O Troféu José FInkel 2022 é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos em parceria com a Federação Aquática Pernambucana, com patrocínio da Yakult do Brasil, Fluidra do Brasil e da Secretaria de Esportes de Pernambuco, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes, da Copergás e da Corpore Sano Esportes e parceria com a Speedo, Estácio, Êxito Artes, Accor e Prefeitura de Recife.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.