Músicos da Baixada Santista participam do festival 'O Som das Palafitas'

Por Santa Portal em 13/09/2021 às 14:37

Divulgação
Divulgação

O festival O Som das Palafitas, promovido pelo Instituto Arte no Dique, que acontecia de maneira presencial antes da pandemia, para levar música brasileira gratuitamente ao Dique da Vila Gilda, onde está a maior favela sobre palafitas do Brasil, volta a celebrar grandes nomes da nossa música.

Gilberto Gil nasceu em Salvador, no dia 26 de junho de 1942. Caetano Veloso viria ao mundo um pouco depois, em 7 de agosto daquele ano, na cidade baiana de Santo Amaro. Poucas décadas mais tarde, se tornaram dois dos maiores artistas da música popular brasileira. Foram expoentes da Tropicália, acabaram exilados durante a Ditadura, e são responsáveis por clássicos do cancioneiro brasileiro.

Em 2022, ambos completarão 80 anos. E o Instituto Arte no Dique não deixará passar despercebida as datas. A ONG tem em sua essência uma íntima ligação com os dois baianos famosos: o presidente da ONG santista, José Virgílio Leal de Figueiredo, não somente tem relações familiares com ambos, como Gil também foi padrinho do Arte no Dique e fundamental no surgimento da instituição.

Em 2020 a homenagem foi a outro padrinho da ONG, Moraes Moreira, que faleceu em 13 de abril do ano passado. “Essa edição do festival O Som das Palafitas se estenderá entre 2021 e 2022, ao estilo das temporadas de futebol europeias. E decidimos sair na frente na homenagem a esses gigantes da MPB”, destaca José Virgílio.

A programação é a maior já realizada pelo festival. E terá uma primeira fase com dez shows de artistas da Baixada Santista e, depois, uma segunda parte com apresentações de músicos conhecidos Brasil afora.

Festival O Som das Palafitas

Nesta sexta-feira (17), tem início a agenda com show do experiente músico, cantor e compositor santista Danilo Nunes, cujo repertório será calcado em grandes sucessos de Gil e Caetano. Danilo é músico, ator, historiador e pesquisador de cultura popular brasileira e latino-americana.

Todas as apresentações serão feitas na sede do Arte no Dique, e transmitidas ao vivo, sempre sextas e sábados às 20h, em lives no Youtube do Instituto.

O festival terá ritmos e gêneros musicais variados como samba, axé, MPB, choro, rock, etc, e artistas como Três Coroai, Frunk Quartet, Choro de Bolso, Jotta R, The Bombers, Matheus Vasconcelos, Quizumba Latina, Conrado Pouza e Wylmar Santos, e Didi Gomes.

“Buscamos valorizar a produção musical regional e proporcionar esse intercâmbio, com talentos daqui e de outros estados, assim chamamos atenção para o que é feito na Baixada Santista e oferecemos ao público uma programação gratuita de qualidade para formar público e democratizar o acesso às artes”, afirma Virgílio.

Confira a programação completa (a agenda da segunda fase do festival ainda será divulgada):

– Sexta (17), 20h: Danilo Nunes

– Sábado (18), 20h: Três Coroai

– Sexta (24), 20h: Frunk Quartet

– Sábado (25), 20h: Choro de Bolso

– Sexta, (1/10), 20h: Jotta R

– Sábado, (2/10), 20h: The Bombers

– Sexta, (8/10), 20h: Matheus Vasconcelos

– Sábado, (9/10), 20h: Quizumba Latina

– Sexta, (15/10), 20h: Conrado Pouza e Wylmar Santos

– Sábado, (16/10), 20h: Didi Gomes

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.