Mostra premia estudantes na Pinacoteca e comemora Jubileu de Diamante da Unisanta

Por Santa Portal em 01/10/2021 às 21:07

(Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos)
(Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos)

Três estudantes de escolas públicas e privadas de Santos foram premiados no concurso de produções artísticas ‘Consciência – girando pela paz’, na Pinacoteca Benedicto Calixto nesta quinta-feira (30). A ação é uma parceria entre a Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Secretaria de Educação (Seduc) de Santos por meio do Programa Municipal de Justiça Restaurativa. Também participaram o Consulado Geral do Peru e o artista peruano Ivan Ciro Palomino, cujo trabalho inspirou a iniciativa.

A mostra também comemorou o aniversário de um ano do curso de pós-graduação em Justiça Restaurativa da Unisanta. “Fizemos este projeto de maneira coletiva, com a participação de muitos apoiadores. Começou pequeno e foi crescendo, com uma onda de paz. A ação dentro das escolas foi ótima, com o envolvimento de alunos, professores e equipes gestoras. Recebemos muitos trabalhos incríveis dos estudantes”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Justiça Restaurativa, Liliane Rezende, que também é uma das responsáveis pelo curso de pós-graduação lato sensu sobre Justiça Restaurativa, na Unisanta.

Mostra Pinacoteca Unisanta Justiça Restaurativa
(Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos)

Ela explicou que as alunas do curso de pós-graduação foram às unidades escolares e desenvolveram práticas restaurativas, em parceria com os multiplicadores do programa municipal. Ao todo, participaram 37 escolas (12 municipais, 18 estaduais e 7 particulares). O concurso foi voltado para alunos do 8º ano do ensino fundamental.

Além disso, a mostra também marcou o Jubileu de Diamante (60 anos) da Universidade Santa Cecília (Unisanta). “Nós escolhemos o tema da paz porque com uma trajetória de 60 anos, no meio de tantos desafios, conseguimos fazer uma comunhão entre professores, alunos e sociedade com propostas educativas, fazendo com que cada um se tornasse protagonista. O importante é poder levar o amor, a fraternidade através da transformação. Ninguém consegue trabalhar pela paz sozinho. Abrir o colégio Santa Cecília foi um ato de doação, de amor para a sociedade, e é isso que deixamos para as futuras gerações”, disse a reitora da Universidade Santa Cecília, Dra. Sílvia Teixeira Penteado.

Mostra Pinacoteca Unisanta Justiça Restaurativa
(Foto: Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos)

O aluno Marcus André de Oliveira Freitas, da UME Mário de Almeida Alcântara, foi premiado pela ilustração intitulada ‘Consciência: girando pela paz’. Lucas Leandro dos Santos é aluno da Escola Estadual Barnabé, e ganhou o prêmio com a produção ‘As cores das sombras’. A estudante Isadora Salmi Gutierrez, de uma escola particular, também foi premiada. A aluna fez a obra ‘Nós não somos as notas’.

A iniciativa também contou com o apoio da Diretoria de Ensino Região Santos, escolas particulares do Município, Pinacoteca Benedito Calixto, Núcleos da Justiça Restaurativa do Legislativo e do Judiciário e União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs).

Exposição

A premiação das produções artísticas ocorreu juntamente com o lançamento da Exposição do artista peruano Ivan Palomino, que tem o mesmo título do concurso. A mostra, que traz reflexões sobre a paz e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU (Organizações das Nações Unidas), conta com 28 trabalhos. A exposição pode ser visitada até 7 de novembro, de terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto.

As duas ações comemoram o Jubileu de Diamante (60 anos) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o primeiro ano de inauguração do Núcleo Universitário de Práticas Restaurativas ‘Professora Nilza Pirilo Teixeira’ (Nupre), o Bicentenário da Independência do Peru e os 35 anos da Fundação da Pinacoteca Benedicto Calixto. O evento reuniu autoridades das instituições envolvidas e teve como cerimonialista a coordenadora de assuntos internacionais da prefeitura, Paula Quagliato.

Para o cônsul geral do Peru, Cesar Augusto de Las Casas, esta é uma oportunidade para mostrar para as pessoas de Santos e para todo o mundo as boas relações que existem entre peruanos e brasileiros. “Além disso, esta parceria tem o objetivo de divulgar o trabalho de Ivan Palomino, voltado para valores humanos fundamentais e reconhecido pelas Organizações das Nações Unidas”.

De acordo com a reitora da Universidade Santa Cecília, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, as políticas públicas de Justiça Restaurativa foram realizadas de forma pioneira em Santos, pela prefeitura. “Fomos parceiros na criação do Núcleo Universitário de Práticas Restaurativas e a Unisanta desenvolveu o primeiro curso de pós-graduação lato sensu nesta área. E isso tudo vai ao encontro do compromisso da universidade, voltado aos direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.