Morre Taiu Bueno, guarujaense ícone do surfe nacional, aos 62 anos

Por Santa Portal em 08/12/2024 às 17:20

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Octaviano “Taiu” Bueno, referência mundial nas ondas gigantes durante os anos 1980 e campeão brasileiro de surfe em 1984, faleceu, na manhã neste domingo (8), aos 62 anos. A causa da morte não foi revelada.

O velório do ex-surfista, que começou a surfar na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, onde viveu a maior parte de sua vida, está previsto para iniciar a partir das 5h desta segunda-feira (9), no Cemitério Gethsemani do Morumbi, em São Paulo. O sepultamento será as 11h.

Taiu se destacou internacionalmente por sua bravura em ondas desafiadoras, onde foi um dos responsáveis por abrir caminhos para surfistas brasileiros na cena mundial. Em 1991, um acidente em Paúba (SP) deixou-o big rider tetraplégico, mas isso não diminuiu sua paixão pelo esporte. Taiu passou a se dedicar à acessibilidade e à inclusão através da ONG Sociedade Mais Forte, criada em Guarujá, incentivando cadeirantes a praticarem surfe adaptado e desfrutarem do mar​

Taiu também atuou como comentarista de eventos de surfe e, em 2010, ele voltou a surfar ondas adaptadas com apoio de amigos e equipamentos especiais​.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.