Morre aos 85 anos Ewaldo Bolivar, um dos maiores cirurgiões plásticos do Brasil

Por Santa Portal em 08/10/2022 às 12:20

Reprodução/Arquivo Pessoal
Reprodução/Arquivo Pessoal

O cirurgião plástico Ewaldo Bolivar morreu nesta sexta-feira (7), na Capital. Ele tinha 85 anos de idade e mais de cinco décadas dedicadas à cirurgia plástica, sendo um dos melhores do país nesta área.

Ewaldo estava internado nos últimos dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele morreu após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral).

O médico nasceu em Cajurú, cidade do interior paulista, mas com 11 anos se mudou com a sua família para Santos, onde fixou residência.

Bolivar era especialista em cirurgia plástica pela Escola Médica de Pós-Gradução Prof. Ivo Pitanguy. Ele foi inovador em técnicas cirúrgicas de contorno corporal, cirurgia mamária com cicatriz reduzida e cirurgia estética e funcional do nariz.

O médico foi presidente regional e nacional da Sociedade de Cirurgia Plástica, entre 1978 e 1981. Ele também ocupou o cargo de secretário para o Brasil da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, em 1986 e 1987.

Além disso, Ewaldo era membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, presidente do Capítulo de Estética da Federação Iberolatinoamericana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva e da Sociedade Internacional de Rinoplastia.

A presidente do Semesp e da Unisanta, Lúcia Teixeira, falou sobre a morte do médico. “O Ewaldo era apaixonado pela vida, pelas pessoas, pela ciência e por sua família. Além de um grande e reconhecido cirurgião plástico, ele era um grande pesquisador, obstinado em dividir os seus conhecimentos. Na Unisanta, sobre orientação de seu mestre, Ivo Pitanguy, ele trouxe cursos inovadores para jovens médicos e técnicas avançadas para o Brasil. Dividimos com ele a presidência do Santos e Região Convention & Visitors Bureau para poder difundir o nosso turismo, a nossa cultura, a nossa ciência. Tenho certeza que aqui e onde ele estiver, o Ewaldo continua com a sua arte, com a sua bondade, com a sua alegria, diminuindo o sofrimento e as dores das pessoas. Meus sentimentos para a sua querida família e aos amigos. E, repetindo como ele dizia: sei que nada sou, nada sei, mas tenho em mim todos os sonhos do mundo! Querido Ewaldo, seus sonhos e suas lindas ações permanecem! Você é inesquecível”, disse.

O velório de Ewaldo Bolivar foi realizado na manhã deste sábado (8), no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. Posteriormente, ele foi cremado no mesmo cemitério.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.