Moradores pedem pelo retorno da mão dupla em via no São Manoel

Por #Santaportal em 05/10/2020 às 12:18

MUDANÇA VIÁRIA – Após moradores do bairro São Manoel, em Santos, realizarem dois protestos , na última semana, por causa da alteração no sentido das vias depois da inauguração do Viaduto Piratininga, na entrada de Santos, a Prefeitura de Santos e a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), estão em tratativas em busca de uma solução para o problema. 

Segundo divulgado pelo Santa Portal, com a alteração no sentido das vias , moradores daquele trecho, que antes faziam o trajeto entre os bairros São Manoel, em Santos, e Jardim Casqueiro, em Cubatão, em cinco minutos, agora demoram cerca de meia hora para percorrerem o caminho.

Outra queixa é que a chegada ao bairro está mais conturbada, em razão do excesso de caminhões que fazem filas às margens da Rodovia Anchieta, na pista que dá acesso ao São Manoel.

De acordo com o auxiliar operacional, Lucas Lima, de 26 anos, o foco principal dos moradores do bairro é o retorno da mão dupla na via, extinto desde a entrega do novo viaduto. “A gente até agora não teve uma resposta concreta e nenhuma modificação para a volta da mão dupla. Porque um trajeto que nós fazíamos antes em 5 minutos agora passou a ser de 30. E essa mudança que está ocasionando todos esses problemas”, relata o morador.

Ainda segundo ele, com a mudança viária, motoristas de aplicativos e motoboys que fazem entregas no bairro estão cobrando um absurdo dos moradores.

Apesar do trânsito no local já ter sido solucionado com a entrega de uma alça de acesso da rotatória da ponte sobre o Rio São Jorge, o morador afirma que hoje, uma das maiores preocupações de quem reside no local se refere ao tráfego de veículos pesados no interior do bairro.

“Os caminhões com várias toneladas estão rachando as ruas, calçadas, quebrando placas, porque precisam de espaço para manobras, para voltar à Anchieta. Inclusive os motoristas falam pra gente, pedem ajuda, porque ainda há falta de sinalização pra eles”.

Procurada, a Administração Municipal informou que na última sexta-feira (2), foi finalizada a alça de acesso da rotatória da ponte sobre o Rio São Jorge, o que liberou o fluxo de veículos do bairro São Manoel diretamente para o Porto, Centro e acesso à Avenida Nossa Senhora de Fátima. Com isso, não há mais necessidade de os usuários terem de seguir pela via local. 

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Foto: Reprodução/Santa Cecília TV

Intermediação 

Em nota, a Prefeitura de Santos diz que “mais uma vez, atuou na intermediação para que os interesses dos moradores e trabalhadores do São Manoel e bairros vizinhos sejam conciliados de forma segura para todas”. 

Ainda segundo a Administração Municipal, a Marginal Direita e a Rodovia Anchieta estão sob jurisdição da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Ainda assim, a Prefeitura segue nas proposições conjuntas.

Também na última sexta-feira, uma equipe de transportes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e o gestor das obras da entrada de Santos, Wagner Ramos, estiveram reunidos com técnicos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e da Ecovias para a proposição da solução dos pontos de ônibus, atendendo às lei de trânsito, garantindo a segurança e atendimento de pedestres e motoristas.

No encontro, também foram discutidas demais questões de possíveis melhorias para minimizar o trânsito enquanto não forem liberadas as obras da etapa 2 de responsabilidade da Ecovias.

A Prefeitura explica em nota que a concessionária fará o ramo A da ponte do São Manoel para a via Bandeirantes, o viário defronte as empresas junto ao Piratininga, a exemplo da MSC e Coca Cola, o alargamento da ponte do Casqueiro e a estação de bombeamento de água da Vila Haddad, além da contrapartida exigida pela Prefeitura, urbanização das áreas sob o viaduto do Piratinga para uso comunitário, de nova escola e creche no São Manoel, além da recuperação e iluminação cênica do monumento do Peixe.

Ônibus intermunicipais 

A Administração Municipal também propôs adequação do trajeto das linhas de ônibus intermunicipais 932 e 933 para embarque e desembarque, no trecho entre os km 62 e km 64 da Rodovia Anchieta, nos sentidos Cubatão/Santos e Santos/Cubatão, visando atender os usuários do transporte público que trabalham naquela região. Porém, a EMTU negou o pedido feito pela Prefeitura e afirmou que as linhas 932, 933 e 933/BI1 seguirão pela via expressa. Conforme a empresa, todos os motoristas foram advertidos a apenas parar no km 62,5 e seguir sem embarques ou desembarques até a Avenida Martins Fontes, no Saboó.

Uma nova avaliação será feita nesta segunda-feira, para que possam repensar a necessidade de alteração de itinerário. A intenção da EMTU é manter as linhas fora da via local e marginal. A empresa informou ainda que percorreu o itinerário pela via Marginal e o tráfego de caminhões nas ruas atrás do Supermercado Assai daria morosidade às linhas. 

Sobre a via local com trânsito moroso, causado pelas empresas, a Prefeitura de Santos informa ainda que acionou a Ecovias para providências e esta deverá recorrer à Polícia Rodoviária para autuação de abusos.

“A Municipalidade aguardará posicionamento para possíveis decisões previstas em lei, quanto a autuações e demais sanções ao funcionamento. A Secretaria Municipal de Portos, Indústria e Comércio fará conversações com as empresas para que as devidas medidas sejam tomadas, sob pena de multa pela fiscalização rodoviária, sobre os caminhões estacionados, ao longo da via, enquanto aguardam autorizações para adentrarem aos pátios, tanto para carga como para descarga”, informa em nota. 

Ecovias 

A Ecovias esclarece que, com a conclusão da rotatória, entregue pela prefeitura na última sexta-feira, a situação para os moradores do Jardim São Manoel melhorou bastante. Além de solucionar o problema pontual de congestionamento provocado pela finalização das obras, o trajeto para o Jardim Casqueiro ficou mais curto e rápido, conforme previsto em projeto. Agora, ao invés do motorista fazer o retorno dentro de Santos ou no bairro Alemoa, ele retorna embaixo do viaduto Anchieta.

Vale destacar que as obras de reformulação da entrada de Santos proporcionaram a reorganização e a melhoria do fluxo de veículos na região, trazendo benefícios para cerca de 60 mil motoristas que passam diariamente pelo trecho entre o km 59 e km 65 da via Anchieta. Gargalos foram eliminados e o tráfego ficou mais rápido, seguro e confortável.

Tudo isso só foi possível com o redirecionamento das vias marginais à Anchieta, que agora operam em sentido único. A mudança, necessária para o desenvolvimento de toda a região é muito mais segura para os motoristas, não provocou qualquer tipo de isolamento. Há alternativas para todos os movimentos antes existentes.

Além disso, após a finalização da obra da Ponte sobre o Rio São Jorge, que está sendo realizada pela Prefeitura, o bairro Jardim São Manoel terá mais um acesso, para a zona noroeste de Santos, acesso que não tinha antes da reformulação da entrada da cidade.

Todo o projeto, com suas caraterísticas e alterações, foi apresentado e debatido em audiências públicas com a presença de representantes dos bairros antes mesmo do início das obras. Além disso, a Ecovias manteve constante diálogo com as comunidades locais, realizou diversas reuniões informais com líderes comunitários e, sempre que possível, buscou atender às suas solicitações.

Reforçamos ainda que as melhorias trazem outros benefícios à população local, tais como: cinco quilômetros de ciclovia entre Cubatão e Santos, duas novas passarelas de pedestres com total acessibilidade para cadeirantes e pais com carrinhos de bebê, 1.200 metros de galeria de drenagem de águas pluviais e vias locais para acesso aos bairros.

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