Marcos Canduta lança Livros de Canções nesta sexta-feira na Realejo
Por Santa Portal em 16/07/2025 às 16:00
Pioneirismo e boa música se misturam na tarde desta sexta-feira (18), quando o violinista e compositor Marcos Canduta lança seu Livro de Canções. Canduta vai realizar uma tarde de autógrafos, com início às 17h30, na Realejo Livros (Av. Marechal Deodoro, 2, no Gonzaga), em Santos, litoral de São Paulo. Em seguida, às 18h30, haverá apresentação musical do duo que terá o baixista Danilo Oliveira como convidado especial da ocasião.
A obra reúne partituras de 31 composições, escolhidas entre as mais de 200, que permeiam uma trajetória de 46 anos de carreira e que exploram as diferentes facetas do artista, passando pelo fado, bolero, samba e destacando o choro, ritmo expoente que o acompanha na parceria com a flautista Debora Gozzoli, no Choro de Bolso, há mais de 25. É a primeira vez na região que um compositor tem suas obras impressas num cancioneiro.
Escolher as músicas a serem registradas no projeto fez com que Canduta mergulhasse num universo que revisitou sua história. “O violão me despertou curiosidade quando estava finalizando o antigo ginasial. A primeira música que toquei foi Stand by Me, de Ben E. King, que havia sido gravada por John Lennon. Curiosamente, ao mesmo tempo em que ia aprendendo novas músicas, já estava contaminado pelo vírus da composição, e essa infecção não tem cura. Mal sabia tocar, mas já compunha as primeiras canções. Escolher as músicas do livro foi como abrir uma gaveta e encontrar cartas, fotos, lembranças: uma linha do tempo afetiva, uma vez que, cada música aqui grafada, representa uma história que vivi, um momento guardado melódica e harmonicamente”, contou.
Dos 31 temas, 21 já foram gravados e podem ser ouvidos em todas as plataformas de streaming, nos álbuns: Os Sambas, Choros e Canções que a Gente Mesmo Faz (2015), Entidade (2017), Canções de Amor Caiçara (2019) e Pão de Cará (2024). Entre as obras há parcerias de Canduta com artistas renomados, como em Tatu Voltou, onde a gravação teve o pianista André Mehmari, e Valsa Afetiva, com os violões do Duo Siqueira Lima e o bandolim de Aleh Ferreira. As vozes de dois gênios da MPB ficam por conta de Chico Buarque, em Futebol na Praia, e Zeca Baleiro, em Descendo a Serra.
O Livro de Canções foi viabilizado por meio do 11º Facult – Concurso de Apoio a Projetos Independentes de Santos.