05/08/2019

Malcom sofre insultos racistas em sua estreia no Zenit

Por ANSA em 05/08/2019 às 13:05

FUTEBOL – A estreia do atacante Malcom no Zenit, da Rússia, foi manchada por insultos racistas da torcida do clube da cidade de São Petersburgo.

No empate por 1 a 1 do Zenit contra o Krasnodar, pelo Campeonato Russo, os torcedores do time abriram uma faixa na arquibancada da Gazprom Arena com a irônica frase “Obrigado aos diretores por respeitarem nossas tradições”.

Os torcedores extremistas do clube deixaram claro a “tradição” do Zenit em não contratar jogadores negros. O atual campeão da liga russa é conhecido no mundo inteiro por esse hábito.

O jogador brasileiro foi comprado na semana passada pelo Zenit por 40 milhões de euros, após uma passagem apagada pelo Barcelona. Segundo a agência russa “RIA Novosti”, o time de São Petersburgo já cogita em vender o atacante de 22 anos por conta das manifestações racistas dos torcedores.

Em um comunicado, o clube russo reconheceu que a faixa foi aberta, mas informou que o caso não foi bem interpretado pela mídia.

“O Zenit sabe que uma faixa foi revelada por um pequeno número de pessoas e que o significado desta declaração foi deturpado. E com base nessas deturpações, conclusões incorretas foram tiradas que não têm base na realidade. O Zenit tem uma longa tradição de convidar os melhores jogadores de todo o mundo para o clube, independentemente do seu passado, etnia ou nacionalidade”, escreveu o time.

“Ao mesmo tempo, gostaríamos de expressar nosso profundo pesar de que os meios de comunicação no exterior e outros, incluindo clubes de futebol, tenham denunciado incorretamente o assunto, e esperamos que o avanço dessas organizações possa verificar completamente os fatos antes de fazer quaisquer declarações depreciativas ou acusações”, continuou o Zenit.

As torcidas organizadas da equipe russa pressionaram a diretoria do Zenit em uma carta. Nela, os ultras escreveram que o time não deve contratar atletas negros ou de “minorias sexuais”.

Com três vitórias em quatro jogos, o Zenit vem liderando o Campeonato Russo. O clube conta em seu elenco com outro brasileiro, o lateral Douglas Santos, ex-Atlético Mineiro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.