Maio registra saldo positivo em contratações do comércio regional

Por Gustavo Sampaio em 05/07/2023 às 21:00

Valter Campanato/Agência Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil

O comércio da Baixada Santista registrou 192 contratações em maio, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O número demonstra uma baixa de 57,8% nas contratações em comparação com maio de 2022. No mesmo período de 2022 foram registradas 455 contratações.

Em comparação com o mês de abril, que registrou um saldo de apenas duas admissões no setor comerciário, o mês de maio mostrou uma alta de 9.500% no número de carteiras assinadas na área.

Praia Grande, Santos e Guarujá foram as cidades com o maior número de contratações no comércio em maio de 2023, com 120, 53 e 44 respectivamente. Inclusive, Santos foi a cidade com maior número de contratações gerais no mês, com 606 admissões.

Bertioga demonstrou o maior índice de demissões no setor de comércio, com 47 postos de trabalho fechados. Aliás, a cidade acumula um saldo negativo nos cinco primeiros meses, somando 240 desligamentos.

Mongaguá, Peruíbe e São Vicente também tiveram saldo positivo no setor comerciário, com 44 contratações somadas. Entretanto, Cubatão e Itanhaém somaram 22 demissões somadas nessa área.

Omar Abdul Assaf, presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), explicou a alta nas contratações no mês de maio em comparação ao mês de abril.

“O mês de maio tem uma das maiores datas para o comércio, que é o Dia das Mães. Em termos de movimentação e vendas, ela fica atrás apenas do Natal no Brasil. Sabendo disso, os empresários se planejam para garantir bons resultados e uma das estratégias é a contratação de novos funcionários para atender a alta demanda”.

O presidente do sindicato também falou sobre a expectativa do Sincomércio-BSVR para o próximo semestre.

“A expectativa do Sincomércio-BSVR é que o segundo semestre de 2023 seja ainda melhor que o primeiro, que trouxe um crescimento razoável para a região. Nós estamos vendo um nível de crescimento estável, ainda que um pouco mais devagar (em comparação à realidade pré-pandemia), na rotina dos comércios. Tivemos uma boa Páscoa e um bom Dia das Mães e acreditamos que essa crescente continuará até o final do ano”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.